caminha infantil empilhavel

A importância do soninho para as crianças


Dormir é uma das melhores coisas que existe, certo? É durante o sono que os pequenos guardam informações importantes para o aprendizado e, além disso, esse momento auxilia no crescimento.

O famoso “hormônio do crescimento” (somatotrófico) é liberado durante todo o dia, mas em doses pequenas, e, durante a noite, quando a criança está em um sono pesado, é quando tais hormônios atingem seu auge de liberação no organismo, intensificando o crescimento de células que depositam cartilagem nas regiões de crescimento.

Os pais precisam ficar atentos e devem passar informações aos educadores, pois mudanças de humor, problemas de socialização e atraso na fala podem ser indícios de noites mal dormidas e necessita investigação. Quando isso ocorrer, deve-se procurar ajuda de um neuropediatra, que assistirá com o diagnóstico e tratamento, se necessário.

Veja os principais benefícios da soneca (seja na escolinha ou em casa):

  • Regula as emoções;
  • Estimula o crescimento;
  • Proporciona conforto e bem-estar;
  • Desenvolve a cognição.

Outra questão importante é a duração do sono dos pequenos. Quanto mais nova for a criança, mais tempo de sono ela tem que ter para se desenvolver. Confira:

  • Recém-nascido: entre 16 e 17 horas por dia;
  • De 1 a 6 meses: entre 14 e 15 horas por dia;
  • De 7 meses a 1 ano: entre 13 e 14 horas por dia;
  • De 2 a 5 anos: entre 11 e 13 horas por dia.

Um sono aos três anos e outro aos quatro

Os hábitos são modificados de acordo com a idade da criança. Por exemplo, o bebê dorme poucas horas seguidas à noite e também durante o dia; à medida em que vai crescendo, o descanso é alternado de dia para à noite.

As instituições escolares, principalmente aquelas que atendem desde o berçário ao pré, necessitam de uma boa estrutura para oferecer um tempo para o sono dos pequenos. Algumas disponibilizam caminhas ou colchonetes, com música ambiente, contação de histórias, etc.

A necessidade do sono é menor quanto maior for a criança. Seu filho adolescente vive com preguiça, sono e faltando à escola? Então, há conflito entre a necessidade biológica e as obrigações escolares e sociais, pois cada compromisso ocorre em um horário; fora isso, junta-se, também, a distração da TV e do computador na hora de dormir.

Erros mais comuns na hora de colocar seu filho para dormir

  • Dormir muito tarde;
  • Deixar TV e computador ligados no quarto na hora de dormir;
  • Um dia a criança dorme no sofá, no outro na cama dos pais e no outro na própria cama. Estipule horário e local para ela dormir.

Dicas que auxiliam na hora do sono

  • Quando a criança é pequena, é muito mais fácil ela se adaptar aos acontecimentos a sua volta; sendo assim, estipule horário para dormir e alguma atividade leve antes de deitar, como ler uma história, banho quentinho, etc.
  • Para os bebês, quanto mais escuro o quarto estiver, melhor. Se seu filho ou filha tem medo do escuro, instale um abajur de potência leve para deixar ligado até a criança adormecer, ou, se possível, deixe a porta entreaberta com uma luz não muito direta iluminando o quarto;
  • Use um pijama ou roupa de dormir, isso ajuda a indicar a hora de ir oara a cama;
  • As cores auxiliam na hora de dormir. Seja em casa ou na escolinha, sempre é bom que o espaço onde o sono é realizado seja de cores claras, que ajudam a acalmar a criança;
  • Assim como respirar e comer, dormir também é essencial ao ser humano, criança ou adulto. Porém, as crianças precisam de mais cuidados e atenção na hora de dormir, já que erros e hábitos ruins atrapalham o desenvolvimento delas.

Siga as dicas e em poucos dias, tanto você quanto seu filho terão noites maravilhosas! Compartilhe nos comentários  o que você pensa sobre este assunto.

 

2 comentários em “A importância do soninho para as crianças

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>