Os pais devem ajudar a criança a fazer dever de casa

Os pais devem ajudar a criança a fazer dever de casa?


A grande maioria dos pais quer sempre fazer o melhor pelos filhos e ajudá-los em tudo que for preciso. E no afã de querer ajudar, surge a pergunta: “devo ajudar meu filho a fazer o dever de casa?”

Embora pareça que o dever de casa é uma tarefa apenas da criança, os pais devem ajudar sim os filhos nesse momento. Mas vale ressaltar que há uma diferença entre ajudar a criança e fazer o dever por ela.

Porque o dever de casa é importante

Fazendo o dever de casa, a criança aprende a ser responsável, organizada e focada nos estudos. Na parte pedagógica, o dever de casa tem a função de reforçar o conteúdo aprendido em sala e proporcionar o uso prático do conteúdo adquirido na resolução de problemas.

Além disso, a tarefa feita em casa permite à criança ter um tempo de reflexão longe da influência dos professores e de outras crianças: é o momento onde ela, sozinha, analisará o que foi aprendido anteriormente e poderá tirar suas próprias conclusões a respeito.

O dever de casa também é útil para o professor avaliar o grau de comprometimento e aprendizado da criança. Por isso, é importante que os pais resistam à tentação de corrigir a criança e fazer com que ela leve o dever sem erros para a escola. O professor precisa desse material para observar onde o aluno apresenta maior dificuldade de assimilação dos conteúdos.

Como ajudar a criança no dever de casa

Como já foi dito antes, os pais jamais devem fazer o dever pelo filho. Porém, podem e devem ajudá-lo de várias outras formas:

  • Estabelecer um horário fixo de estudos diariamente e ajudá-lo a se organizar. Ao fixar um tempo diário para o estudo, os pais devem agir com firmeza e segurança nos primeiros dias, de modo que se torne parte da rotina. O horário escolhido não pode ser muito tarde, perto da hora de dormir, pois a criança estará cansada e seu rendimento será menor;
  • Preparar para o filho um cantinho especial, com móveis e materiais adequados, se possível afastado dos demais barulhos da casa, para que ele possa se concentrar tranquilamente;
  • Dar dicas e ajudá-lo em suas pesquisas (principalmente usando a internet);
  • Incentivá-lo a ler e deixar sempre ao alcance da criança bons livros, indicados à sua faixa etária;
  • Observar diariamente o dever que é passado ao aluno, que deve estar de acordo com a idade da criança, ser estimulante e atraente. Se a criança acha o dever difícil demais, cansativo ou se desinteressar fácil, é melhor conversar com o professor, para que esse repense as tarefas que solicita;
  • Incentivar a criança, mostrando que as atividades dela são importantes para os pais e tudo que ela faz tem seu valor;
  • Cuidar para que na hora do estudo a criança se dedique somente a isso. Crianças e adolescentes gostam de fazer várias coisas ao mesmo tempo, como assistir TV e estudar, por exemplo. Porém, dando atenção a mais de uma coisa ao mesmo tempo, a criança não se concentra de forma satisfatória.

Seguindo essas dicas, o dever de casa poderá se transformar de uma atividade entediante para um momento valioso de convivência entre pais e filhos.

E você, como ajuda o seu filho a fazer o dever de casa? Já segue alguma de nossas dicas? Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>