Ignore-social-media-etiquette-While-many-grandparents-arent-plugged.jpg

A importância dos avós na educação dos netos


Todos aqueles que tiveram o privilégio de ter os avós presentes na infância têm ótimas lembranças da época: as comidas da avó, as histórias do avô, as brincadeiras sem hora para acabar, as permissões que os avós davam e que não existiam na casa dos pais.

Mas agora o jogo virou: você é o pai e seus pais são aqueles avós permissivos que você tanto amava quando era criança. Você diz que eles estão “estragando” seus filhos porque deixam eles comerem porcarias e não cobram a lição de casa. Como lidar com a presença dos avós para ela ser memorável e doce, mas mantendo sua autoridade?

A função importante dos avós

A função mais importante dos avós na vida de uma criança é a da história. Eles contam histórias sobre a própria infância, os pais, outros parentes ou o bairro em que a criança está crescendo. Podem transmitir ensinamentos importantes para seu filho sobre família, comunidade e caráter. Nunca subestime a sabedoria que a experiência pode trazer. Muitas coisas que eles faziam como pais podem servir agora. Não dispense os conselhos que eles podem dar a você e ao seu filho.Estante Infantil Organizadora de Brinquedos

E, como filho deles, você deve lembrar que seus pais eram rígidos, cobravam muitas coisas, não o deixavam brincar na rua até tarde e não permitiam refrigerante em dia de semana. Agora, quando vê que eles deixam seu filho fazer qualquer coisa, você fica indignado. Mas é importante lembrar que agora eles não são mais pais. A responsabilidade de criar a criança é sua. É claro que eles vão ajudar e influenciá-lo. Mas é você quem deve estabelecer os limites, exigir tarefas e educar seu filho para ser um bom cidadão. Ele vai receber influências de vários meios ao longo da vida. É a sua base que vai dizer a ele como reagir diante dessas influências.

Afinal, assim como você se lembra de seus avós, vai querer que seu filho se lembre dos dele. Deixe que eles criem memórias juntos! Hoje, os avós não são mais velhinhos de cabelos brancos. A maioria ainda está com toda a energia e pode praticar esportes, dançar e levar seu filho para uma nova aventura a cada dia. Deixe-os curtir esse momento! Seus pais vão ficar feliz com a presença do neto e seu filho vai ter histórias para contar a vida toda.

Pais x Avós

Não existe regra para resolver o conflito entre pais e avós, mas algumas dicas podem ajudar:

Para os pais:

  • Lembre-se de que seus pais não são babás! Não deixe seu filho na casa deles a qualquer hora com uma lista do que ele pode comer ou fazer. Estabeleça uma relação de confiança e acredite que eles podem cuidar bem de seu filho, como cuidaram de você.
  • Caso algo saia do controle, não repreenda os avós na frente das crianças! Seus filhos vão tratá-los do jeito que você os trata. Espere por um momento privado e calmo para explicar o que você não gostou, estabeleça limites e peça para seus pais serem compreensivos. Você também é um adulto agora. Aja como tal.

Para os avós:

  • Mantenha-se informado! Você com certeza usou técnicas que funcionaram com seus filhos, mas nem sempre o mesmo vai funcionar com seus netos. Crianças de gerações diferentes são diferentes! Leia e veja programas de televisão relacionados a educação infantil.Casinha Petit Standard
  • Não deixe seus antigos problemas com seus filhos afetarem seus netos. Dizer para seu neto que o pai dele não deveria repreendê-lo pelas notas baixas porque ia mal na escola é só um jeito de colocar filho contra pai. E não vai ajudar as notas a aumentarem! 

Por fim, é importante, para o bem da criança, que a família permaneça unida. Pais e avós devem estar em contato constante para que a criança seja criada no melhor ambiente possível: amoroso, paciente e dedicado. Resolvam seus problemas sem envolver o pequeno, como os adultos responsáveis que são. E não deixem o amor da família acabar, de maneira alguma!

Compartilhe com a gente suas idéias e experiências, iremos adorar saber o que você pensa sobre este tema!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>