57438223.jpg

Como ser mais presente na escola do seu filho?


Muito se fala na importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos e de como isso pode influenciar no desempenho das crianças. No entanto, muitos pais não sabem como participar, por não se sentirem à vontade na escola ou porque estão sempre muito ocupados com o trabalho. Nossas rotinas são cheias, mas é muito importante tirar um tempo para acompanhar e estimular nossos filhos a serem bons alunos! Essas dicas são para os pais que querem ser mais presentes na escola:

Momentos importantes

Para os pais que têm o privilégio de ter mais tempo disponível, aproveitem esse tempo para ficar com seus filhos e comparecer mais no ambiente escolar.

Leve e/ou busque seu filho na escola: se for possível, faça o caminho entre sua casa e a escola com ele. Converse, faça perguntas e procure conhecê-lo melhor. Você vai descobrir coisas novas todos os dias, tanto da personalidade do seu filho quanto do que acontece na escola dele.

Conheça os professores: quando estiver levando ou buscando seu filho, aproveite para conhecer o professor dele. Apresente-se, faça perguntas, procure saber sua formação, idade e, especialmente, métodos de ensino e avaliação. Você vai entender como ele trata os alunos e o que espera de seu filho. O método deve fazer sentido para você.

Compareça às reuniões: infelizmente, as reuniões de pais e professores não são sempre em horários possíveis para todos. Procure saber quando vão acontecer essas reuniões e, se for possível, esteja na escola na hora marcada. Escute os professores e os outros pais. Pergunte sobre a escola e sobre seu filho. Saiba escutar e fazer críticas construtivas.

E se a rotina não permite?

Por causa dos horários de trabalho, muitas vezes os pais não conseguem visitar a escola dos filhos. Mesmo assim, é possível fazer parte da rotina escolar das crianças!

Pergunte ao seu filho como foi o dia: todos os dias, tire alguns minutos para perguntar ao seu filho como foi o dia na escola. Pergunte sobre os professores, colegas e disciplinas. Saiba em qual matéria ele tem mais dificuldade e de qual mais gosta. Mostre que está interessado e escute atentamente.

Esteja atento às mensagens da escola: muitas vezes, a escola manda recados para os alunos entregarem aos pais. Pergunte ao seu filho se a escola não mandou nada ou pegue a agenda dele e veja – muitos professores escrevem os bilhetes na agenda. Você também pode enviar mensagens aos professores desse modo.

Determine um horário de estudo: escolha uma hora em que você esteja em casa para seu filho fazer a lição ou estudar para provas. Assim, estando por perto, você pode ensiná-lo a ser paciente, a pesquisar o que não sabe e a entregar uma lição de casa completa e bem feita. Mesmo que você já tenha estudado esses conteúdos há anos e se lembre de poucas coisas, faça um esforço e aprenda junto com ele.

Participe das festividades: as escolas normalmente fazem eventos e comemorações nos fins de semana. Compareça! Vá as apresentações de dia dos pais, as gincanas e as festas juninas. Conheça outros pais e se apresente aos professores. É sua oportunidade de saber como é a escola e ver a relação de seu filho com as outras pessoas.

Mas o mais importante, e que todos podem fazer, é incentivar seu filho a estudar, ler, participar e se interessar pela escola. Elogie quando ele for bem em uma prova ou trabalho. Procure saber o que houve quando ele estiver indo mal nas disciplinas. Pergunte se ele precisa de ajuda. E dê o exemplo! Se ele ver que os pais estão sempre lendo e estudando, vão fazer o mesmo. O exemplo é o melhor incentivo que você pode dar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>