Gagueira Infantil

Orientações para pais: gagueira infantil


Algumas crianças podem apresentar algumas particularidades quando começam a desenvolver mais a fala. Uma delas é a gagueira. Cerca de 5% das crianças entre dois e quatro anos apresentam esse distúrbio. Você deve conhecer os sintomas: elas repetem sílabas, prolongam sons e têm bloqueios de fala, particularmente nas primeiras sílabas. É mais comum do que imaginamos. Quando se deparam com esse quadro, muitos pais não sabem o que fazer, como corrigir o filho e evitar que a gagueira permaneça quando ele começar a falar mais fluentemente. Como sempre, o melhor a fazer é se informar.

Conheça as causas da gagueira

Não existe uma só causa para a criança começar a gaguejar. Apenas um especialista pode apontar a causa certa de uma gagueira, porque os casos são diferentes. Em alguns, uma maturação lenta da linguagem é o que causa as repetições. Por ter um processamento de linguagem mais lento, a criança demora a conseguir articular o que quer dizer. O tempo em que ela está repetindo é o tempo que demora para processar e articular a frase. Você mesmo já deve ter hesitado com alguns “ah…” e “hum” quando não sabia o que dizer.

Isso também pode ser resultado do descompasso entre os pensamentos da criança e sua capacidade de fala. A mente trabalha muito rápido, mas as palavras não conseguem acompanhar. Por isso, é comum que as pessoas, crianças ou adultos, gaguejem quando estão nervosas, ansiosas ou cansadas. Quando seu filho está tentando processar muitas palavras novas, algo normal entre dois e quatro anos, quando a vida social das crianças começa a aumentar e ela escuta um vocabulário maior no dia-a-dia, é comum que ela comece a gaguejar.

Gagueira precisa de tratamento?

A gagueira infantil costuma ser uma fase transitória. Logo que o processamento de linguagem fica mais fácil, a criança para de gaguejar e começa a falar com mais fluência. Os episódios de gagueira duram só alguns meses. Apenas cerca de 20% das crianças vão precisar de tratamento, de fato. Ele só é necessário quando a criança já passou dessa fase e continua gaguejando. Após os cinco anos, se seu filho estiver gaguejando há muito tempo, consulte um fonoaudiólogo. Alguns são especialistas em distúrbios de fala infantil, mas todos podem ajudar seu filho de modo simples, ensinando-o a controlar a gagueira.

Não existe um método de prevenção. De fato, é algo que pode acontecer com qualquer criança que esteja adquirindo a língua materna. Mas o distúrbio pode ser passado de pai para filho: cerca de 55% dos casos de gagueira são hereditários.

Por isso, você não precisa se desesperar se seu filho começar a gaguejar. Pode ser só uma fase passageira, e a fala dele vai ficar fluente assim que houver a maturação do processamento de linguagem. Caso isso não aconteça, também não tem problema: leve-o em um fonoaudiólogo que o distúrbio será tratado. Uma pessoa com gagueira não tem qualquer problema de aprendizado e não é pior do que ninguém em aspecto algum. A informação é a maior arma contra o preconceito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>