bda4405e_shutterstock_243053065.xxxlarge_2x.jpg

Vale a pena educar as crianças através de castigos e recompensas?


Uma dúvida que todos os pais compartilham é como lidar com a desobediência de seus filhos. O que fazer quando a criança insiste em jogar os brinquedos no chão ou se recusa a escovar os dentes? O castigo é uma boa solução? E quando a criança faz algo certo? Devemos recompensá-la?
Muitos pais, especialmente aqueles que são pais de primeira viagem, não sabem o que fazer nessas situações. Os especialistas ainda não chegaram a um consenso, mas algumas dicas do que fazer quando seu filho não quer escutar vão ajudá-lo a encarar esses momentos com mais facilidade.

Métodos ultrapassados

Antigamente, os pais batiam nas crianças como forma de punição. Em muitos casos, mesmo quando a desobediência era pequena, como uma teimosia, as crianças apanhavam. Nisso os especialistas são quase unânimes: bater nas crianças traz mais malefícios do que benefícios. Os pequenos vão aprender que violência é a solução para seus problemas e reproduzir o comportamento violento no futuro. Além disso, pode deixar traumas físicos e emocionais. Claro, não podemos esquecer que violência contra as crianças é crime no Brasil.

Existe maneira certa de castigar?

O mais importante quando uma criança desobedece é manter a calma e não esquecer que você é o adulto e está no controle. Não a ataque com raiva e procure não gritar. Depois de um tempo ouvindo os pais gritarem, elas já não se impressionam mais. Não exagere no castigo, também: procure manter uma proporção entre o que ela fez e a punição. Não exija que a criança fique uma semana sem poder brincar com alguma coisa só porque ela se recusou a juntar os brinquedos uma vez.

Mas apenas castigar não é o suficiente. Se a criança não compreende por que está sendo castigada, o castigo é completamente em vão. Sente-se com ela e explique por que ela está sendo castigada. Além disso, explique também por que o ato de desobediência dela está errado. É importante que ela entenda o que fez de errado e porque está errado. O castigo não adianta se ela não aprender nada a partir dele.

O que fazer com as recompensas?

Muitos pais acreditam que dar recompensas é uma boa maneira de fazer com que as crianças obedeçam: elas podem ficar mais uma hora brincando se escovarem os dentes, ganham um doce se ficarem quietinhas no passeio ou podem comer pizza no jantar se terminarem o dever de casa. Essa prática, no entanto, pode gerar problemas. As crianças começam a se recusar a fazer alguma coisa se não tiver recompensa e exigem prêmios cada vez maiores pelo seu bom comportamento.

Mas o mais nocivo nessa prática é que as crianças não compreendem o valor simples dos atos. Elas devem escovar os dentes para não terem cáries e não para brincar mais, assim como devem fazer a lição para aprenderem a matéria da escola, não para comer pizza. Você deve ensinar a seu filho que as boas práticas, o bom comportamento, têm um motivo para existir. É claro que não há problema em fazer um agrado volta e meia para mostrar que gostou do que ele fez, mas essas recompensas não podem ser uma moeda de troca constante.

Essas são algumas dicas de como lidar com a desobediência de seus filhos. Ser pai ou mãe é uma tarefa árdua e que vai exigir sempre mais. Não se esqueça de que seu filho vai viver em uma grande sociedade no futuro. Prepare-o para isso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>