Qual é a idade certa para a criança ter um animal de estimação?

Qual é a idade certa para a criança ter um animal de estimação?


O sonho de muitas crianças é ter um bichinho como amigo. Os animais de estimação são uma boa companhia e cuidar de um apresenta muito benefícios, especialmente para os pequenos. Mas eles também trazem muitas responsabilidades e, dependendo do ambiente e da família, talvez não sejam uma boa escolha. Por isso, é muito importante pensar bem antes de dar um animal de estimação para seu filho. Para ajudá-lo a tomar essa decisão, mostramos aqui alguns fatores importantes a considerar e damos algumas dicas!

Quantos anos tem seu filho?

Crianças com maior maturidade motora, que andam e se movimentam com facilidade, já podem ter um animal de estimação. Quando a criança já consegue fazer isso, costuma ter também um bom grau de entendimento de regras e ordens. Pode-se dizer que a idade ideal seria a partir de quatro anos, porque as crianças já entendem melhor a situação e tratam o novo bichinho como parte da família.

Se você por acaso já tem um animal de estimação que vai conviver com seu filho recém-nascido, então mantenha as vacinas dele em dia e não deixe os dois ficarem sozinhos no mesmo ambiente. No entanto, deixe que o bichinho conheça o novo membro da família e se acostume com seu cheiro. Quando seu filho já tiver tomado as próprias vacinas, você pode deixá-lo mais próximo do animal de estimação, mas sempre com supervisão!

Cuidados com a saúde

Alergia a cães ou gatos é mais rara do que parece e as pessoas alérgicas podem, ainda assim, conviver com os bichinhos. Esse não precisa ser um grande fator preocupante na hora de pensar em um animal de estimação para seu filho! Caso você prefira, leve-o em um médico para checar as alergias. Mas a verdade é que, convivendo com bichinhos desde pequeno, seu filho vai criar mais resistência, não desenvolver muitas alergias e tolerar melhor reações alérgicas.

Além disso, os níveis de imunoglobulina A, anticorpo presente nas mucosas que evita a proliferação de vírus e bactérias, aumenta em contato com os animais. Assim, o sistema imunológico de seu filho – e de toda a família – vai se fortalecer, evitando o desenvolvimento de resfriados, dores de cabeça e problemas estomacais.

Pense na economia

Animais de estimação exigem muitos cuidados, além de tempo e dinheiro. Você precisa pensar no lugar em que ele vai dormir, na ração que vai comer e nas consultas com o veterinário. Um filhote precisa também de vacinas, castração e visitas regulares ao veterinário. Além disso, como o animal de estimação vai conviver com uma criança, pense em adestrá-lo! Isso vai facilitar muito a convivência dele com a criança e evitar acidentes. Tenha certeza de que as necessidades de seu animal de estimação se encaixam em seu orçamento familiar!

Uma grande responsabilidade

Não se esqueça de que um gato ou cachorro pode viver de 13 a 18 anos. Ou seja, é uma responsabilidade em longo prazo, que sempre vai exigir sua atenção – mesmo quando você estiver doente ou tiver que viajar. Animais não são descartáveis! Eles precisam de você para levar uma vida longa e feliz. Você deve cuidar deles e ensinar seu filho a fazer o mesmo.

Falando nisso, é importante ter em mente que o bichinho pode ser do seu filho, mas ele não vai poder cuidar se ainda for muito pequeno. Não exija de uma criança a responsabilidade de alimentar, limpar e levar para passear um animal de estimação que é quase do tamanho dela! Deixe que seu filho participe e crie um senso de dever, mas não exija demais.

Essas são as nossas dicas para você que quer dar um animal de estimação para seu filho. Pense bem antes de tomar sua decisão, considerando todos esses fatores. E, se decidir pelo sim, seja muito feliz com seu novo companheiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>