7 dicas de como estabelecer limites em seus filhos pequenos

7 dicas de como estabelecer limites em seus filhos pequenos


Criar filhos não é tarefa fácil: requer bom senso, paciência e amor. Também é necessário que os pais estabeleçam limites às crianças, afinal, elas irão conviver com outras pessoas e deverão saber como se comportar apropriadamente.

Alguns pais tendem a ser muito permissivos, deixando que seus filhos façam tudo o que quiserem. Isso fará com que essas crianças tenham dificuldades em lidar com frustrações. Por outro lado, há pais que são muito autoritários. Crianças de pais muito severos tendem a seguir a decisão da maioria, podem vir a cometer ou sofrer bullying e ter tendências depressivas.

Qual seria então a maneira ideal de lidar com os pequenos? Devemos encontrar um meio termo, impondo limites, porém com empatia. Isso significa:

  • Estabelecer um vínculo forte e de apoio com seu filho, de modo que ele saiba que você o ama;
  • Procurar compreender o ponto de vista da criança, para entender como ela se sente quando você determina algo;
  • Impor apenas os limites necessários.

Por meio dessas dicas, você saberá como estabelecer limites ao seu filho, do modo certo e quando for necessário:

1. Aprenda a determinar os limites

As normas necessárias são as que têm relação com a segurança de seu filho e das outras pessoas. Ele não pode tomar atitudes que ameacem a segurança, saúde ou bem-estar dele e dos que o cercam.

2. Planeje com antecedência

Antes de conversar com seu filho, pense criteriosamente em quais limites deseja colocar. Isso significa definir o necessário para assegurar um ambiente seguro e saudável para ele, mas manter firme suas regras. Utilize primeiramente o recurso de chamar a atenção verbalmente, explicando para ele as razões pelas quais ele não pode tomar determinada atitude. Caso sua criança apresente resistência em seguir as regras, você poderá usar a estratégia da consequência e recompensa.

3. Defina as consequências e recompensas

As consequências são uma maneira de fazer seu filho cumprir os limites; as recompensas são um modo de manter a esperança e as expectativas de sua criança. Faça uma lista com as recompensas e consequências para seu filho. Mantenha essa listagem sempre à mão para usá-la sempre que for necessário. Você pode deixá-lo de castigo pelo período de tempo relativo à idade dele. Por exemplo, uma criança de quatro anos pode ficar sentada sem fazer nada por no máximo quatro minutos, e assim por diante.

4. Diferencie o certo e o errado

Crianças não são adultos pequenos. Elas processam informações de forma diferente. Devido a isto, nem sempre sabem diferenciar o que é certo ou o que é errado. Quando estão irritadas ou sob situações estressantes, fica difícil para elas saber o que fazer. Cabe a você orientar seu filho sobre o que é considerado certo ou errado.

5. Não tenha medo de impor regras

Quando os pais estabelecem limites, fazem com que seus filhos sintam-se seguros. Os limites representam a estrutura social. É certo que às vezes seu filho tentará desobedecer suas ordens, mas é essencial que você ensine-o a respeitar as normas. Não tema, pensando que seu filho gostará de você menos se você orientá-lo de forma firme. Basta apenas saber a maneira certa de chamar a atenção dele.

6. Saiba como chamar a atenção de sua criança

É fundamental ser consistente em suas regras com seu filho desde o princípio. Verifique também de que forma você se porta ao chamar a atenção dele. Um modo de verificar isso é praticar diante do espelho. É necessário ser firme, porém não assustador. Observe seu tom de voz e seus gestos. Você precisa ser razoável e calmo ao estabelecer limites. Exponha suas razões apenas uma vez e dite suas normas. Caso você sinta-se muito nervoso, saia do local, procure acalmar-se e só então converse com seu filho.

7. Internalize o bom comportamento em seu pequeno

Estabelecer regras é um modo de ajudar seu filho a internalizar um bom comportamento. Ao expor seus limites, diga à sua criança “não” e explique o porquê apenas uma vez. Diga a ela também qual será a consequência caso ela não obedeça. Da próxima vez que ela tiver a mesma atitude, cumpra com a consequência determinada. Dessa forma, ela aprenderá sobre atitudes e consequências, e com o tempo passará a estabelecer limites para si mesma.

Lembre-se: seu filho ficará frustrado ou nervoso às vezes. Essas reações são normais. Você deve deixar que ele chore ou fique irritado e demonstrar empatia, mas não abdique nunca de sua decisão.

No princípio, esse pode ser um processo árduo e que exigirá de você muita paciência e persistência. Mas estabeleça suas regras com determinação e você verá como, a longo prazo, valerá muito a pena!

Gostou das nossas dicas? Tem alguma critica ou sugestão que poderá ajudar aos nossos leitores? Compartilhe com a gente, sua opinião é muito importante para nos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>