Agressões nas escolas um problema de todos - bullying

Agressões nas escolas: um problema de todos


Todos nós ficamos chocados quando sabemos de um caso de agressão na escola – seja quando alunos sofrem bullying e até casos extremos, com crianças feridas gravemente. Quando ouvimos essas histórias, logo surge a dúvida sobre quem é o culpado na história e com quem deve ficar a responsabilidade por esses alunos e suas atitudes. O que não percebemos é que esses alunos são pessoas complexas, influenciadas por vários âmbitos de suas vidas, e não por um só. Sendo assim, a agressão na escola é um problema do ambiente escolar, da família e da sociedade.

Isso é um problema da família porque a escola é o primeiro lugar em que a criança vai mostrar o que aprendeu em casa. Muitas vezes, os filhos são tratados como príncipes, têm todas as suas vontades realizadas e estão sempre em primeiro lugar. As coisas são diferentes na escola: lá, eles podem ser os últimos da fila ou podem não ser os mais inteligentes da classe, nem os mais elogiados pelo professor. Daí a agressividade é despertada, porque a criança é tirada de sua zona de conforto.

Hoje, também se ensina muito pouco de empatia para as crianças e elas não se sentem capazes de compreender pontos de vista diferentes dos seus. Assim, logo que conhecem um colega que venha de outra realidade, não sabem como lidar com ele ou não conseguem aceitá-lo, o que é a base do bullying. Cabe aos pais ensinar as crianças desde cedo que existem muitas pessoas diferentes no mundo e que elas não são melhores ou piores por suas diferenças.

A escola, no entanto, não pode jogar esse problema de lado, deixando para o monitor ou para o porteiro apartar as brigas e fingir que isso não vai tomar proporções maiores. Os casos extremos de violência das escolas costumam acontecer assim: um caso de bullying, uma provocação, uma discussão que gera uma briga maior e que fica cada vez pior. Enquanto professores, diretores e orientadores continuarem ignorando o que consideram “problemas menores”, essas brigas vão continuar acontecendo.

Muitos professores pensam que estão na escola apenas para ensinar conteúdos, mas isso não é verdade. Professores devem garantir que seus alunos estão nas melhores condições para aprender, também. E um aluno envolvido em um caso de agressão nunca vai estar completamente focado no conteúdo, seja por medo, preocupação ou ansiedade. Investigar se um aluno que está indo mal nos conteúdos está sofrendo algum tipo de ameaça é essencial.

Isso é também, por fim, um problema de toda a sociedade. Vivemos em uma sociedade agressiva, cheia de brigas no trânsito, competições acirradas, desigualdades e injustiças. Lutar por uma sociedade melhor é lutar também por uma escola sem violência, onde as crianças possam crescer em um ambiente saudável, podendo estudar o conteúdo e fazer amigos sem se preocuparem com o que vai acontecer no próximo intervalo. Proteger as crianças é um dever de todos nós!

Recentemente você deve ter visto circulando pelas redes sociais vários vídeos com histórias muito parecidas com o assunto que comentamos no texto, qual a sua opinião sobre ele? Deixe seu comentário e discuta com outros leitores!

modelo_produto_educativo_natal3

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>