Como testar e desenvolver a audição infantil

Como testar e desenvolver a audição infantil


Crianças que nascem com problemas auditivos demonstram isso logo cedo na infância: elas não reagem com barulhos inesperados ou não procuram de onde vem uma voz, por exemplo. E é importante que os pais fiquem atentos a isso e descubram se o filho tem algum problema na audição, antes de a criança entrar na escola, onde a falta de preparação de pais e professores pode prejudicar o aprendizado.

Mesmo quando seu filho não apresenta qualquer problema auditivo, é essencial sempre estimulá-lo e o testar para saber se a audição dele não vem apresentando qualquer falha. Como você pode fazer isso? Existem meios simples:

Falar e Ler

Converse com seu filho desde sempre. Interaja com ele e veja como ele reage à sua fala. Sempre comece falando o nome dele, cumprimentando-o e descreva o que vocês vão fazer em seguida – “agora a mamãe vai dar banho no bebê”, “o papai vai trocar suas fraldas”, etc. Como a audição é essencial para aprender a falar, isso ajuda no desenvolvimento linguístico de seu filho e você vai saber se ele começar a reagir de um jeito incomum.

O mesmo serve para a leitura. Lendo livros infantis, com figuras e coloridos, você vai ajudar seu filho a relacionar o som de sua fala com as figuras que ele vê nas páginas. Deixe que ele analise e brinque com os livros, aumentando a complexidade das historinhas quando ele crescer.

Cantar

Cantar para seu filho é um jeito de marcar sua presença, mesmo quando não está conversando com ele, e de fazê-lo se sentir acalentado. Não importa se você sabe ou não cantar: só o som de sua voz cantarolando já vai acalmá-lo e deixá-lo mais seguro. Isso ajuda a criança a criar um laço afetivo com os pais e a desenvolver habilidades como ritmo e prosopopeia, que vão ajudar na hora de começar a falar.

Explicar os sons

O mundo inteiro é desconhecido pelo seu filho agora, então você deve explicar para ele todos os sons que puder. Imite os sons dos animais, dos carros, dos aviões. Brinque com os bichinhos dele e imite o som de cada um. Faça com que ele relacione os sons com aquilo que ele conhece do mundo. E, assim como você mostra a imagem dele refletida no espelho, grave o som da voz dele e mostre para ele algum tempo depois.

Do mesmo modo, quando ele for crescendo, explique as palavras de modo que ele possa entender. Aponte para si mesmo e diga “papai” ou “mamãe”. Toque nele e diga o nome dele. Diga “sorria!” e dê um sorriso. Peça um “beijo” e dê um beijo nele depois. Desse modo, ele vai começar a relacionar as palavras com as ações e objetos correspondentes!

Esses são alguns modos de reconhecer se a audição da criança não tem qualquer problema e, ao mesmo tempo, criar laços afetivos fundamentais com seu filho. Caso você perceba qualquer alteração nas reações dele, procure um pediatra. E caso ele não tenha qualquer reação desde o início, também procure um médico. Ele vai saber orientá-lo e tratar qualquer alteração auditiva que seu filho tiver!

Queremos saber sua opinião sobre o tema, quanto mais informações agregarmos a este texto, mais iremos ajudar outros leitores a descobrirem novas dicas e sugestões sobre o tema. Comente e compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>