Férias combinam com brincadeiras em família

Férias combinam com brincadeiras em família


O período das férias é o mais aguardado entre as crianças, não é mesmo? Pois é quando elas descansam a mente e saem da rotina, podendo dormir até mais tarde, por exemplo, entre tantas outras coisas para lá de divertidas.

Fortalecer os laços entre pais e filhos é um ponto primordial a ser compreendido, uma vez que é nas nas férias escolares que o brincar ganha ainda mais um sentido: o reforço aos vínculos afetivos, pois é uma excelente oportunidade para brincar em família, especialmente para aquelas crianças que frequentam a escola em período integral ou que têm uma agenda lotada com atividades extracurriculares ao longo do ano letivo.

Brincar é fundamental para o desenvolvimento das crianças. É por meio das brincadeiras que elas elaboram sentimentos, desenvolvem estratégias para enfrentar problemas, constroem sua autonomia e aprimoram seu relacionamento com o outro. As brincadeiras que exigem atividade física também trazem como benefício o desenvolvimento das diferentes habilidades corporais.

Dicas bacanas do que fazer com os filhos nas férias

Videogame: embora muitos pensem que ele é o grande vilão dos jovens, afastando-os dos pais, podemos enxergá-lo também de outra maneira. Que tal os pais se juntarem aos filhos nessa brincadeira? Consoles mais recentes possuem jogos que permitem até quatro jogadores. Os mais populares são o Nintendo Wii e o Nintendo Wii U.

Caça ao tesouro: esconda pela casa algum objeto que a criança goste muito e prometa-lhe uma recompensa interessante caso ela encontre o “tesouro”. Durante a busca, vale dar dicas como “frio” se estiver longe e “quente” quando se aproximar do esconderijo. É alegria na certa com os mais pequeninos.

Mímica: simples e barata. Brincar de mímica é um dos melhores remédios para o mau humor. Escreve-se em pequenos papéis o nome dos mais diversos animais e depois, um a um, os pais e a criança vão pegando um papel. Eles precisam imitar o bicho sem emitir nenhum som. Está aí uma brincadeira que pode ser feita sempre, pois dificilmente enjoa.

Filmes: fazer muita pipoca, preparar toda a sala com colchões no chão e passar a noite mergulhados no universo cinematográfico. Algumas boas sugestões de filmes são as produções do estúdio Disney/Pixar, que, além de terem uma alta qualidade, são para a família inteira. Após assistir a pelo menos duas produções, todos terão assunto para conversar pela semana inteira.

Fotografias: o momento com as crianças também pode ser ótimo para relembrar o passado. Os pequenos adoram saber como eram quando mais novos e ver fotos dos pais, tios, primos e avós ainda jovens. Dá para contar muitas histórias, que certamente ficarão para sempre na memória as crianças.

Para os dias de calor, as brincadeiras ao ar livre são as ideais. Guerra de bexiga com água, banho de mangueira no quintal, pular elástico, pular corda e esqui-papelão são algumas atividades que andam esquecidas, mas fazem o maior sucesso entre as crianças. Já para os dias em que não é possível explorar áreas abertas, os jogos de tabuleiro são uma excelente alternativa para entreter e divertir. Eles proporcionam concentração, autonomia, desenvolvimento da coordenação motora fina e ativam muitas áreas do cérebro. E ainda há os livros, que permitem a exploração do imaginário, trazendo inúmeros benefícios para a criança.

Criatividade é a palavra-chave para que as férias sejam animadas e enriquecedoras para todos. E, principalmente, é uma oportunidade para estreitar os laços de afeto familiar, fundamentais para o desenvolvimento saudável de todas as crianças.

Um dia as crianças crescem, então aproveite

Agora que você não tem mais desculpas, aproveite enquanto é tempo e curta ao máximo os momentos com os seus filhos, pois de uma coisa nós temos certeza: um dia eles crescem e deixam de se interessar pelas brincadeiras de crianças.

Quais são os jogos e as brincadeiras que você faz com os seus filhos? Você tem feito com muita frequência? Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>