12 coisas que você não sabia sobre o sono de seu filho

12 coisas que você não sabia sobre o sono de seu filho

Colocar um bebê para dormir é, ás vezes, uma tarefa quase impossível. Isso porque eles dormem muitas vezes por dia, mas demoram muito para dormir à noite inteira, por exemplo. E isso sempre deixa mães e pais exaustos: quando eles finalmente conseguem descansar, o bebê acorda de novo. Mas existem alguns segredos que vão facilitar sua vida e ajudar seu filho a ter uma hora do soninho mais agradável. Quer saber quais são?

Confira nossas 12 dicas:

  • O relógio biológico dele ainda não está acertado. É por isso que ele não sabe quando é hora de dormir ou de comer. Com o tempo, mais perto dos três meses, o relógio biológico dele começa a se ajustar, e é quando ele começa a dormir menos vezes por dia, mas por mais tempo.
  • Ter uma rotina ajuda-o a entender que é hora de dormir. Mesmo que ele ainda esteja dormindo às seis da tarde e acordando à uma da manhã, estabeleça uma rotina antes de colocá-lo para dormir. Vista o pijaminha, dê de mamar e diminua a luz ambiente. Isso vai fazer com que ele se acostume a dormir desse jeito.
  • Não deixe que ele sempre adormeça no seu colo, mamando. Coloque-o para dormir ainda acordado. Ele deve aprender que existe uma hora de dormir e que ele deve dormir na cama.
  • A luz solar funciona ao seu favor. Quando ele estiver sonolento, feche as cortinas ou apague a luz. Quando amanhecer, abra as cortinas e deixe a luz do sol entrar. O corpo dele vai reconhecer a luz como um indício de que é hora de acordar.
  • A partir dos três meses, você pode estabelecer hábitos. O relógio biológico dele já vai começar a se ajustar e, assim, você pode começar a acostumá-lo com a rotina da família – com os horários e locais para dormir.
  • O sono dele vai mudar. Depois de algumas semanas, você já vai começar a perceber diferenças: ele vai começar a dormir menos vezes por dia, mas por mais tempo. Ou vai começar a acordar em horários em que não acordava antes. Esteja preparada!
  • É importante ser flexível. Não seja muito rígida com seus horários, especialmente se você já tem outro filho. A qualquer momento, seu bebê pode querer dormir ou acordar. Seja paciente. Isso não dura para sempre!
  • Seu filho vai dar sinais. Quando estiver com sono, ele vai esfregar os olhos, resmungar, bocejar ou ficar mal-humorado. Cada criança demonstra sinais diferentes. Por isso, é importante reconhecer os sinais de seu filho.
  • As cólicas vão atrapalhar. Seu bebê não vai conseguir dormir com cólica – a dor não vai deixar. Por isso, procure um médico para saber qual é o melhor jeito de tratá-la. Pode ser com medicamentos, exercícios ou restrições alimentares.
  • Cada bebê funciona de um jeito. Alguns vão dormir só com silêncio absoluto. Outros precisam de barulho no fundo. Alguns bebês preferem dormir sendo embalados e outros não gostam de ser tocados quando estão pegando no sono. Descubra como seu filho funciona!
  • Bebês dorminhocos também têm problemas. Mesmo que seu filho durma muito bem, ele pode ter problemas para se adaptar a uma nova rotina, ficar ansioso de não dormir mais com os pais e começar a dormir menos.
  • Cada um tem seu horário. Não há como comparar o sono de duas crianças, porque cada um tem um padrão diferente. Seu filho mais velho pode dormir à noite inteira, enquanto o mais novo pode só tirar sonecas durante a noite.

O mais importante é lembrar-se de que cada criança vai ter um padrão diferente de sono que precisa ser compreendido e respeito. E que isso vai passar! Quando você menos esperar, seu filho vai dormir à noite toda, tirar cada vez menos sonecas durante o dia e você vai poder descansar de novo!

Você tem alguma outra dica para acrescentar no dia a dia de outras mamâes? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo!

caminha_empilhavel_caminhas_empilhaveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>