Como proteger as crianças da corrupção

Como proteger as crianças da corrupção?


Engana-se quem acredita que a corrupção é um problema só do governo ou que atinge apenas políticos que podem roubar dos cofres públicos. Ela está presente no nosso cotidiano, quando alguém fere um princípio ético ou infringe alguma lei, por menor que seja. Pode ser um jovem que estaciona na vaga de idosos, um policial que aceita propina para não dar uma multa ou um médico que dá um atestado falso.

Sabendo que isso é errado, os pais podem estar se perguntando como proteger seus filhos da corrupção. Como a educação vem de casa, o que você pode fazer para que seu filho não se torne um corrupto? Confira nossas dicas!

Não compactue com fraude escolar

Não deixe que seu filho copie trabalhos da internet ou a lição de casa dos colegas e que ele cole na prova. Ensine-o que isso é errado e que ele deve aprender, não colar. Explique que o importante não são as notas, mas o que ele aprendeu.

Não faça chantagens

A chantagem é uma das maneiras mais simples de estimular a corrupção, porque seu filho se vê obrigado a fazer algo para conseguir o que quer. Dizer que “só vai ter sobremesa se comer tudo” ou “se você não fizer a lição agora, não vai ter desenhos depois” são maneiras de fazer seu filho acreditar que tudo deve vir com um preço. Ele precisa comer tudo para ficar saudável, não para comer a sobremesa depois.

Não o estimule a mentir

Muitas vezes, contamos mentiras sem nem perceber. Não faça seu filho compactuar com isso. Ensine-o a não mentir e não minta na frente dele. Especialmente, não minta para ele. Ou ele vai começar a ver as mentiras como algo natural e vai se habituar a mentir.

Certifique-se de ensiná-lo a ser ético

Ensine seu filho a ser um cidadão ético – a não jogar lixo no chão, atravessar na faixa de pedestres, não sentar no banco preferencial no ônibus, etc. Ser ético é ser um bom cidadão, e esse é o segredo para se manter longe da corrupção.

Deixe-o a par do que está acontecendo

Crianças são muito curiosas e sempre querem saber o que está acontecendo. Conte sobre a situação política no país e no mundo, ofereça informações de acordo com a idade dele e mostre que toda história tem mais de um lado. Tente não direcionar a opinião dele. Não se esqueça de que ele não precisa pensar como você para ser bom, justo e ético.

Estimule-o a conhecer várias culturas

Do mesmo modo que precisa conhecer mais de um lado de uma história, seu filho deve conhecer mais de uma cultura. Fale sobre os costumes de outros países ou de outras cidades. Mostre a ele que o certo e o errado podem mudar, dependendo do lugar. Deixe que ele descubra sozinho a cultura de outros lugares para se acostumar a ver mais de um lado, considerar a opinião dos outros e ser mais tolerante.

Faça com que ele assuma suas responsabilidades

Para ter certeza de que seu filho não vai ser corrupto, faça com que ele assuma suas responsabilidades. Ele deve saber que mentir, trapacear, roubar e ser antiético num geral vai ter consequências. Não mude de ideia: seja rigoroso com seus castigos para que ele se comporte melhor da próxima vez. O mundo está cheio de adultos irresponsáveis. Não deixe seu filho ser mais um.

Por fim, lembre-se de que a criança deve ter um exemplo contra a corrupção: você! Se ela ver os pais fazendo algo de errado – atravessando o sinal vermelho, não devolvendo o troco a mais, mentindo –, vai ignorar o que foi ensinado para fazer o que está sendo mostrado. Seja você mesmo um cidadão melhor para manter seu filho longe da corrupção!

Conte para nós o que achou to texto e compartilhe com outros leitores a sua opinião sobre o tema!

Um comentário em “Como proteger as crianças da corrupção?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>