Reunião na escola

Por que alguns pais evitam as reuniões na escola?


Sabe-se que a educação completa de uma criança depende tanto da escola quanto da criação dentro de casa. Por isso, a escola procura trabalhar junto com a família através das reuniões de pais e professores. Essas reuniões costumam acontecer periodicamente, de acordo com o lançamento de notas da escola. Nelas, se discute o comportamento e participação dos alunos em sala de aula, além das relações entre os estudantes e dos estudantes com professores. Mas apesar de terem um valor inestimável para os alunos, muitos pais evitam comparecer a essas reuniões. Por que isso acontece?

Existe, em primeiro lugar, um problema de comunicação entre os pais e a escola, que faz com que as reuniões nem sempre sejam em horários favoráveis. Muitas vezes, essas reuniões ocorrem pela manhã, quando os pais estão no trabalho. Algumas escolas ainda consideram comum que a mãe seja dona-de-casa e, por isso, possa comparecer, mas essa não é a realidade de grande parte das famílias brasileiras. Outro caso é que muitas famílias são monoparentais – os filhos tendo somente pai ou mãe -, e isso deixa mais complicado atender as necessidades escolares.

Além disso, a reunião de pais e professores pode ser um momento de vergonha e angústia para filhos e pais. Os professores falam de um por um dos alunos, costumando deixar os “complicados” para o final, e até escrevem os nomes dos alunos que têm problemas com notas ou comportamento na lousa antes de a reunião começar, expondo-os. Os pais escutam as reclamações sem filtro dos outros pais e dos professores, e se sentem culpados pelo comportamento dos filhos. Eles sabem que devem corrigir esse comportamento, mas se sentem julgados quando outros trinta pais estão escutando o modo como o filho dele se comporta.

gerente_maluco

Nessas reuniões acontece também muita troca de farpas entre professores e pais. Nenhum dos dois lados quer arcar com suas responsabilidades quanto à educação das crianças e acabam jogando toda a culpa do comportamento do aluno para o outro. Os professores afirmam que, se o aluno se comporta mal ou não estuda, é porque tem o exemplo em casa ou os pais não o incentivam. Os pais, por outro lado, afirmam que a responsabilidade de fazer a criança estudar é da escola ou que não podem se responsabilizar pelo o que o filho faz quando eles não estão por perto. A reunião se torna estressante e improdutiva, e todos os pais acabam acreditando que ela é uma grande perda de tempo.

É importante que a escola tente atrair os pais para um ambiente acolhedor, sem julgamentos e nem transferência de responsabilidade, para que eles saibam que sua presença é fundamental no ambiente escolar. Quando o aluno perceber que a escola e os pais estão juntos por ele, vai se sentir mais seguro. Os pais devem ter a responsabilidade de acompanhar a vida escolar do filho e ter certeza de que ele está recebendo a melhor educação possível – dentro e fora de casa.

ba66489e-6002-4462-b1f2-e2ca77ef8bed

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>