12 dicas para professores da Educação Infantil

12 dicas para professores da Educação Infantil


Ser professor de Educação Infantil é uma tarefa para poucos: você precisa não apenas passar um conteúdo estabelecido por um currículo, mas também lidar com um grupo de alunos que ainda não sabe várias das regras que regem uma sala de aula. Eles ainda não sabem que têm que ficar sentados, não entendem completamente que não podem interromper uma pessoa que está falando e, claro, querem brincar o tempo todo.

Para auxiliá-lo nessa tarefa, reunimos algumas dicas que vão ajudá-lo a ser um professor mais organizado, consciente e preparado!

Para ajudar com a organização:

Ser professor de crianças significa ter muitos recortes de papel, lápis de cor, canetas hidrográficas e purpurina em cima da mesa em meio a muitos trabalhinhos. Ou seja, uma bagunça! Essas dicas vão ajudá-lo a ajeitar um pouco seu espaço de trabalho.

  1. Sabe aquele porta-CDs que ninguém mais usa? Ele pode ser de grande ajuda para guardar e organizar recortes ou letras de papel.
  2. Para que seus alunos entendam e respeitem momentos individuais em sala de aula, como a hora da leitura, use pequenos tapetes coloridos. Um para cada aluno.
  3. Com barbante e alguns prendedores, você pode criar um varal para pendurar trabalhos entregues sem nome. Assim, os alunos vão poder reconhecer seus trabalhos.
  4. Para evitar que os pequenos misturem lápis com e sem ponta, use duas latinhas ou canecas, uma de cada cor. Uma vai ser para os lápis com ponta e outra para os que precisam ser apontados.

Para estimular o desenvolvimento:

Estimular o desenvolvimento da criança é sua tarefa principal! Essas atividades são criativas e vão ajudá-lo nisso.

  1. Saco sensorial: você só precisa de um saco grande e coisas para preenchê-lo. Sugestões: bolinhas de borracha, lantejoulas, gel de cabelo e qualquer outro objeto macio que faça uma boa textura. Os bebês adoram!
  2. Carimbos de vegetais: você pode desenhar formas em vegetais cortados e, em sala de aula, dar tinta para as crianças carimbarem seus papéis. Isso as estimula a conhecer os alimentos – e brincar com a comida ajuda a comer melhor!
  3. Trançar cadarços: em uma caixa, faça furos diversos e, então, dê um barbante para as crianças passarem pelos furos. Ajuda na coordenação motora e prepara para amarrar os tênis!
  4. Pista de corrida: você pode desenhar uma pista de corrida para carrinhos de brinquedo em uma cartolina. Isso ajuda na coordenação motora e as crianças adoram!

Para ser um professor melhor:

Ser ético, responsável e apaixonado pelo que faz é essencial para ser um bom professor. Siga essas dicas para dar o seu melhor em sala de aula!

  1. Procure estar sempre atualizado. Há sempre espaço para atividades inovadoras em sala de aula. Não apresente o conteúdo sempre da mesma maneira, porque crianças ficam entediadas com facilidade.
  2. Os alunos não vão entender logo de primeira porque precisam aprender certas coisas. É seu papel mostrar a eles como as atividades em sala de aula vão ajudá-los no dia-a-dia.
  3. Não tenha medo de dizer que não sabe algo. Crianças são muito curiosas e fazem muitas perguntas. É completamente normal você não ter todas as respostas! Isso vai mostrar para as crianças que não saber de algo é normal e que todos podem aprender juntos.
  4. Do mesmo modo, você não é o único que tem algo a ensinar: estimule seus alunos a ajudarem uns aos outros. Eles aprendem melhor quando ensinam e, assim, ficam mais próximos. É importante manter a turma unida!

Seguindo essas dicas, você pode criar novas atividades, ajudar seus alunos a crescerem e dar um bom exemplo todos os dias. Boa sorte amigos professores!

3 comentários em “12 dicas para professores da Educação Infantil

  1. Sou professora na área da Educação Especial na turma de Estimulação Essencial.Gostaria de receber orientações na área da Educação Infantil.
    Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>