Como ensinar uma criança a gostar de matemática

Como ensinar uma criança a gostar de matemática?


A matemática é a disciplina que mais dá medo nas crianças. A maioria dos alunos nas escolas teme os quadros cheios de números, fórmulas e raciocínio lógico. Esse medo todo acaba se transformando em desgosto, que se reflete em notas baixas. Mas se você quiser evitar isso, pode deixar a aprendizagem de matemática mais divertida e fazer seu filho gostar dela!

Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, chegaram a um método de ensino que ajuda as crianças a gostarem mais de matemática. O segredo está em fazer com que elas encarem a matéria de uma nova maneira. Confira essas dicas!

Ensine seu filho que está tudo bem se ele não entender

Muitas crianças acham que admitir que não entendem algo é atestado de que são burras e esse pensamento se perpetua por muito tempo – mesmo adultos têm dificuldade de dizer que não entenderam. Mas é importante tirar essa percepção da criança, porque dizer que não sabe de algo é essencial no processo de aprendizagem. Os alunos não sabem que é tarefa do professor explicar a matéria até que todos compreendam, então os pais devem incentivar o filho a perguntar o que não sabe.

Incentive a criança a olhar em volta e descobrir as respostas

Muitas pessoas acham que matemática é puramente cálculo e fórmula, mas isso não é verdade. Parte da inteligência matemática está em saber resolver problemas de várias maneiras. Por isso, é importante que seu filho seja observador e criativo para ter um bom desempenho na matéria. Além disso, ele deve aprender a encontrar as respostas sozinho. Faça com que ele encare os problemas matemáticos como um desafio – como em um jogo! Assim, a matéria fica mais divertida e ele vai se sentir melhor quando resolver tudo.

Mostre a ele que a matemática não é algo automático, mas que exige dedicação, concentração e criatividade.

Faça da matemática uma brincadeira divertida

O melhor jeito de fazer as crianças se interessarem em uma matéria é transformando-a em brincadeira! Com a matemática não é diferente: é possível inventar muitos jogos – individuais ou em grupo – para que seu filho se interesse mais por essa matéria! Mostre para ele que calcular pode ser tão divertido quanto pintar, por exemplo.

Encoraje seu filho a ser sempre melhor

Essa dica vale para a matemática e para todo o resto: encoraje seu filho a sempre fazer o melhor. Quando ele conseguir resolver um problema, dê os parabéns, mas instigue-o a tentar de outra maneira. Quando as notas dele melhorarem, comemore com ele, mas incentive-o a continuar estudando sempre mais. Assim, ele vai se sentir estimulado – e a matemática vai ser sempre um desafio divertido!

Matemática não precisa ser um bicho de sete cabeças que apavora todas as crianças. Com o estímulo e a abordagem certos, ela pode ser uma matéria tão estimulante quanto qualquer outra. O melhor é começar a ensinar isso desde cedo ao seu filho, para que ele não vire um adulto que recorre à calculadora por qualquer conta!

O que você achou das nossas dicas? Deixe sua opinião nos cometários e compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>