5 dicas para a criança se adaptar à volta às aulas

5 dicas para a criança se adaptar à volta às aulas


Depois de muita brincadeira, passeios e viagens, as férias acabam e é hora de voltar às aulas. Como qualquer outra mudança na rotina, é comum que as crianças tenham um pouco de dificuldades em se acostumar e aceitar o novo dia-a-dia. Nesse processo, é fundamental que os pais saibam lidar com essa situação e ajudar da melhor forma possível.

Quando a criança não se adapta à escola, é comum os pais se sentirem inseguros ou, até mesmo, culpados. Mas atenção: ir à escola traz os estímulos necessários para o bom desenvolvimento do pequeno, através da convivência com outras crianças da mesma idade e execução de atividades diferentes, coisas que não acontecem dentro de casa.

Quer saber mais como lidar com a situação dos primeiros dias de aula? Confira as nossas dicas!

1 – Preparação antes do primeiro dia

Tudo que acontece no susto é pior! Por isso, prepare seu filho para a volta às aulas. Conversem com as crianças, contem que conheceram a escola e os professores – caso seja uma nova escola -, contem sobre os amiguinhos que ele encontrará, as atividades que irá fazer, tudo de maneira muito positiva, estimulando o interesse do pequeno.

2 – Inclua a criança nos preparativos

Algumas atividades envolvem o retorno às aulas, como a compra de material, uniformes ou escolha da escola. Não deixe a criança de fora desse processo! Leve-a com você para conhecer os ambientes, comprar o que for necessário e chame-a para fazer as arrumações de cadernos, estojos e mochila. Essa é uma ótima maneira de incentivar a criança e envolvê-la com a nova rotina.Estante Infantil Organizadora de Brinquedos

3 – Trajeto para a escola

Se a criança já anda, o ideal é deixá-la na entrada da escola, para que ela vá sozinha para a sala de aula. A despedida deve ser rápida, alegre e estimulante. Quando o filho percebe que o pai, mãe, avó ou qualquer parente que o leve a escola está triste ou inseguro, ele também se sente assim.

4 – Reúna amiguinhos

Sabe aquela frase “a união faz a força”? Pois é, com as crianças também é assim. Por isso, é interessante que no fim de semana anterior a volta às aulas, ela reforce o laço de amizade com algum coleguinha. Para isso, boas ideias são marcar com os pais da outra criança um encontro em um parque, praça ou teatro.

5 – Mostre exemplos

Crianças amam imitar as outras mais velhas. Por isso, use com bom senso o exemplo de irmãos mais velhos ou primos. Conte para o seu filho que essas outras crianças vão à escola, quais são as atividades que elas costumam fazer e como elas gostam de frequentar as aulas. É uma ótima maneira de incentivar! Só tome cuidado para não fazer comparações que incitem o ciúmes.

Conhece outra dica? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>