A importância da Psicologia na Educação Infantil

A importância da Psicologia na Educação Infantil


A Psicologia é uma ciência que trata do comportamento humano e dos vários processos que o influenciam. Em outras palavras, ela estuda como funcionam os processos mentais: o que determina, o que motiva, o que sustenta e o que termina um comportamento. Para explorar as nuances mais profundas do ser humano, o psicólogo estuda emoções, inteligência, percepções e até mesmo o processo de aprendizagem.

Por isso, a Psicologia pode ser de grande ajuda em todos os ambientes, profissionais ou não. Como lida com o processo de aprendizagem, ela também pode ser muito útil no ambiente escolar. Especificamente, na Educação Infantil, a Psicologia:

Pode ajudar o professor a se formar como professor

Uma das grandes possibilidades que a Psicologia nos traz é a de explorarmos nossa própria mente, para fazermos avaliações do nosso comportamento, entendermos cada vez mais o que nos motiva e como podemos viver melhor. Com conhecimento em Psicologia ou com o acompanhamento de um psicólogo, o professor pode explorar seus pontos fortes, descobrir suas fraquezas e usar seu autoconhecimento para ser cada vez melhor em sala de aula.

Além disso, o acompanhamento pode ajudá-lo a lidar com o estresse que o ensino pode causar. Um professor com os níveis de estresse controlados com certeza é melhor para seus alunos.

Pode ajudar o professor a preparar atividades mais adequadas

Muitos psicólogos estudaram os processos de aprendizagem e chegaram a muitas conclusões, que incluem métodos de ensino e mesmo atividades que professores podem utilizar em sala de aula. Conhecer todos esses métodos – ou pelo menos os clássicos – é essencial e testar alguns deles em sala de aula pode deixar o professor mais motivado. No fim das contas, esse conhecimento de Psicologia também pode ajudar os alunos a aprender melhor, de novas formas e focando nos princípios certos.

Alguns exemplos de métodos psicológicos que ajudam em sala de aula são a disposição das mesas em um círculo, para que todos os alunos fiquem no mesmo nível e as discussões sejam mais proveitosas, e atividades em que os alunos ensinam ao professor, onde a inversão de papéis ajuda o aluno a perceber que o professor não detém todo o saber e que a aprendizagem é um processo de troca.

Pode melhorar as relações dentro da escola

São várias as relações que se formam dentro da escola: entre alunos e professores, entre alunos e alunos, entre alunos e funcionários, entre professores e pais, entre diretores e pais, etc. Todas essas relações podem ter melhorias com a ajuda da Psicologia, seja pelo conhecimento dos professores, pais e diretores da matéria, seja pela presença de um psicólogo profissional no ambiente escolar, que esteja sempre pronto para ajudar a resolver conflitos e fortalecer relações.

A Psicologia pode parecer complicada quando vemos profissionais falando sobre, mas a verdade é que ela pode ser aplicada em nosso dia-a-dia em todas as situações sociais e pode melhorar nossas relações mesmo que seja a partir de um conhecimento básico. Incluir o trabalho psicológico na escola é garantia de melhora para professores, alunos e toda a comunidade!

2 comentários em “A importância da Psicologia na Educação Infantil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>