brinquedo pedagógico, playground, Como os contos de fadas ajudam na formação da personalidade infantil

Como os contos de fadas ajudam na formação da personalidade infantil


Contos, como os adaptados pelos irmãos Grimm, são atemporais. Eles passam de uma geração para outra há centenas de anos. Mas você conhece o impacto que estas histórias têm na formação da personalidade das crianças? Mais do que um entretenimento, os contos de fadas ensinam lições valiosas para os pequeninos.

Por isso, é indicado que pais contem histórias famosas, como a da Cinderela, para os seus filhos. Também é importante que os professores usem estes contos na sala de aula. Além disso, as bibliotecas infantis devem apresentar livros como A Princesa e o SapoA Bela Adormecida e Branca de Neve.

Qual é o impacto dos contos de fadas na personalidade da criança

Os primeiros anos de vida são uma fase de intenso aprendizado. Nessa época, absorvemos com muito mais força tudo que nos é ensinado. Além disso, esta é a etapa da curiosidade – em que aprendemos a lidar com sentimentos e emoções. Os contos de fadas têm um papel importante neste processo. Por meio de histórias que prendem a atenção dos pequeninos, são ensinados valores e importantes lições de vida.

Vamos usar uma história bastante conhecida como exemplo: Cinderela. A jovem órfã se vê aos cuidados de uma malvada madrasta. Ela é obrigada a fazer todos os serviços domésticos da casa do falecido pai e convive com frequentes abusos das irmãs adotivas. Um dia, conhece o príncipe do reino e os dois se apaixonam. Depois de muitas dificuldades, se reencontram e terminam felizes para sempre.

Vamos à moral da história: más ações são punidas em algum momento e o final feliz é reservado para os heróis. Além disso, este conto, como tantos outros, enfatiza o fato de que a vida é recheada de obstáculos. É preciso coragem para vencê-los e conquistar a felicidade.

Sendo assim, contos como Cinderela mostram às crianças que é preciso ter atitudes positivas, ser bom com o próximo e não desistir frente aos desafios frequentemente apresentados pela vida.

Como potencializar os ensinamentos deixados pelos contos de fadas

É bastante comum ver livros que apresentam a moral da história no final, não é mesmo? O recurso é utilizado para garantir que as lições mais importantes do conto sejam absorvidas pelos seus leitores. Para ter certeza de que os pequenos entendam quais são os principais pontos das histórias ouvidas, vale conversar com eles. Pergunte o que eles acharam do conto, quais os seus personagens favoritos e que ensinamento tiram do que acabaram de escutar. Discuta valores como honestidade, bondade, solidariedade, gentileza e respeito.

Além de ajudar na construção de personalidades mais fortes, prontas para os obstáculos da vida, os contos de fadas ensinam uma série de outras coisas essenciais na formação do caráter das crianças. Pinóquio, por exemplo, mostra que a mentira tem perna curta. Já A Bela e a Fera mostra que a beleza vai além do superficial. Estes e outros contos também podem ser utilizados para trabalhar emoções como o medo, a angústia, o luto e a inveja. Eles são eficientes porque falam a língua das crianças e, com textos simples, conseguem deixar lições valiosas.

Qual é a sua opinião sobre os contos de fadas na formação da personalidade dos pequeninos? Deixe a sua resposta nos comentários. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>