Muitas pessoas falam sobre o conceito de interdisciplinaridade e em como é importante aplicá-la em sala de aula. Mas você sabe o que é isso?

Você sabe o que é Interdisciplinaridade?


Nos últimos anos, vemos muitos estudiosos falando sobre o conceito de interdisciplinaridade e em como é importante aplicá-la em sala de aula. Mas você sabe o que é isso?

Durante séculos, nossa educação escolar é dividida por disciplinas: matemática, português, língua estrangeira, física, química, história, etc. Cada disciplina tem um professor e cada professor ensina apenas a sua disciplina, sem envolvê-la com as outras. Os alunos são avaliados individualmente em cada uma das matérias. A interdisciplinaridade é o fim dessa divisão – ou, pelo menos, uma quebra na rigidez dessa divisão. Sabendo disso, restam mais perguntas: como isso funciona e como pode ser útil na escola?

Os princípios da interdisciplinaridadeaprendendo-os-primeiros-lacos

A interdisciplinaridade não é apenas uma questão de quebrar as barreiras, misturar as matérias e fazer como bem entender. Como toda teoria, ela tem princípios que a regem e que ajudam quem quer aplicá-la na escola. O primeiro princípio é que o conhecimento não é algo que se passa ou que se adquire, mas sim algo que se constrói. Mesmo que o professor esteja ensinando, ele não está entregando o conhecimento ao aluno, e sim ajudando o aluno a construir o conhecimento. A interdisciplinaridade prevê também que o aprendizado não é um evento de hora e local marcado. O aluno pode aprender a qualquer disciplina a qualquer hora, dentro ou fora da sala de aula. A aula pode ser de história, mas o aluno pode ter alguma realização de português ou de física durante essa aula, dada alguma experiência ou fala do professor.post_2016_produto_caminhas Além disso, a interdisciplinaridade tem como princípio que o aprendizado é facilitado por um projeto de vida: o aluno aprende melhor quando aquilo que aprende interfere de modo direto em sua vida. Aprendizado envolve emoções, sensações e experiências. Não é só uma questão de escutar e entender. Por isso, muitas pessoas não entendem nada de gramática, mas conseguem falar inglês com facilidade depois de anos jogando videogame ou escutando música.

A aplicação em sala de aula

Como aplicar a interdisciplinaridade em sala de aula? Deve-se partir do princípio de que o conhecimento deve ser construído em conjunto e, portanto, os alunos devem trabalhar todos juntos, com a orientação do professor, para compreender a matéria. O professor não deve ser alguém que simplesmente despeja o conhecimento, mas que ajuda os alunos a encontrarem sozinhos as respostas, a resolver problemas e a chegar em soluções práticas, que eles possam usar também fora de sala de aula. É essencial que o professor seja humilde, para saber que seus alunos também podem ensinar, e paciente, para deixar que cada um aprenda em seu próprio ritmo. É importante, também, que os alunos se permitam trocar ideias, debater opiniões e ouvir um ao outro com atenção. O respeito deve ser a base da relação em sala de aula e todos devem ter sua vez de falar. A interdisciplinaridade também apoia atividades mais dinâmicas fora da sala de aula, que estimulem os alunos a aprender a partir do mundo a sua volta, e não apenas a partir de livros e manuais. O contato com o mundo e com as pessoas que vivem nele é o melhor jeito de construir conhecimento, e a interdisciplinaridade tem muito a acrescentar na escola de hoje. O que você acha desse tema? Tens mais ideias para compartilhar com nossos leitores?

Estante Infantil Organizadora de Brinquedos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>