Desenhar faz bem e deve ser incentivado pelos pais, caminha empilhável, brinquedo pedagógico, playgrounds, playgrounds em Curitiba

Qual é o melhor momento para a matrícula das crianças na pré-escola?


A matrícula da criança na escola infantil é obrigatória a partir dos quatro anos de idade completados em 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula. A medida da Emenda Constitucional nº 59/2009 foi instituída para melhorar o desempenho escolar posterior.

No entanto, muitos pais matriculam seus filhos bem antes dos quatro anos e outros colocam as crianças nas creches desde bebês. Como saber se o momento da criança, independentemente de sua idade, é ideal para começar a frequentar a pré-escola? Mandar os filhos ainda pequenos para a escola pode ser uma má decisão?

Resultados positivos

Se você que é pai ou mãe e está apreensivo com isso – porque precisa trabalhar e a melhor solução é deixar o filho na escola infantil -, temos boas notícias. Especialistas afirmam que ingressar cedo na escola costuma ter consequências positivas no aprendizado em longo prazo, definindo o sucesso nos estudos.

A partir dos três anos, a escola passa a ser mais proveitosa para a criança. Antes disso, o que mais pesa em favor do desenvolvimento intelectual das crianças são o afeto e a atenção individual – não importando se vêm de casa ou da creche. Depois dessa fase, estar num ambiente com outros adultos e crianças funciona como alavanca ao aprendizado.

No entanto, tudo vai depender da soma de dois pesos: um ambiente familiar rico em estímulos e uma boa escola. E importante: Os melhores resultados escolares se dão quando a família é parte ativa na educação.

Escolas infantis e creches: saiba como escolher as melhores

As boas pré-escolas propõem um programa de adaptação que ajuda a criança a fazer amizades e a entrar aos poucos na rotina da classe. Por isso, visite as instituições com seu filho antes de decidir. Assim que começar as aulas, a criança deve passar por um período de adaptação e isso pode levar até um mês. Veja algumas dicas:

  • Esteja seguro de sua decisão e não pergunte à criança se ela quer ir à escola. Ela não é capaz de decidir sozinha.

  • Procure matricular seu filho no início do ano ou do semestre. Assim, ele não será o único aluno novo no grupo. Encoraje a criança e deixe que ela leve um objeto ou brinquedo preferido. É uma maneira de manter o vínculo com sua casa.

  • Evite colocar seu filho na escola pela primeira vez num momento que coincida com dificuldades ou transformações na família, como morte de alguém querido, divórcio dos pais, nascimento de um irmão ou mudança de casa. Nessas horas, seu filho precisa estar junto de você.

  • A separação é um processo que gera sentimentos que precisam ser entendidos. Tenha paciência se o seu filho não aceita a nova situação com a mesma facilidade de outras crianças. Cada um pode ter uma reação diferente em momentos de mudanças.

Seu filho ou filha já frequenta a pré-escola? Envie-nos os seus comentários e também nos conte suas experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>