X escola para os filhosX escola em CuritibaX Escola em São PauloX Escola infantilX Escola ParticularX Escola municipalX brinquedo pedagógico em curitibaX brinquedo pedagógicoX caminha empilhávelX caminha de soninhoX Caminha AcrimetX playground em curitibaX Playground para escola

Como acertar na escolha da escola para os filhos


Chegou a hora de matricular a criança na escola. Mas como saber qual é a melhor instituição para o seu filho? Se você tem esta dúvida, saiba que não está sozinho. Muitos pais se fazem esta pergunta na hora de escolher o local em que o filho estudará. De fato, esta é uma decisão importante: a escola tem papel fundamental na formação acadêmica dos pequenos. Mais do que isso, os educadores também influenciam na construção do caráter e no desenvolvimento emocional da criança.

Então, podemos dizer que esta é uma dúvida bastante pertinente. Para esclarecê-la, reunimos neste artigo alguns dos elementos mais importantes para se considerar antes de optar entre uma escola ou outra. Saiba quais são eles.

O que avaliar na hora de escolher uma escola para o seu filho

O Ensino Fundamental vai do primeiro ao nono ano. Estes anos podem ser divididos em duas fases. Na primeira etapa, cada turma é acompanhada por um professor, que é responsável pela educação dos pequenos durante todo o ano letivo. Na segunda fase, a metodologia de ensino muda e uma das maiores alterações está no fato de que a turma é acompanhada por uma equipe de professores – cada um deles sendo responsável por uma disciplina.

Como estamos falando da primeira escola da criança, vamos focar na fase inicial. Nela, um professor é responsável pela turma durante todo o período em que a criança está na escola. Logo, é fundamental analisar como é o relacionamento dos educadores com os alunos da instituição, como são os vínculos afetivos e como é a supervisão dos pequenos.

Analise como é a disponibilidade do professor para a criança e como o profissional contribui para que o aluno evolua nas brincadeiras feitas na escola. Além de visitas à instituição, vale conversar com pais de alunos ou ex-alunos matriculados no local: eles indicam a escola? Quais são as impressões deixadas pelos educadores? Também é essencial acompanhar a evolução do seu filho, depois de matriculá-lo na instituição, e conversar com ele sobre as atividades desenvolvidas para ter certeza de que o local escolhido é o ideal para a criança.

Método de ensino

É claro que o método de ensino também deve ser avaliado. Mas mais uma vez, lembre-se que os primeiros anos são diferenciados. Nessa primeira fase, a brincadeira-livre é uma atividade fundamental para que a criança se desenvolva de forma adequada. É por meio das brincadeiras que o professor consegue atrair a atenção das crianças e que diversas habilidades importantes são desenvolvidas.

As aulas cronometradas e as disciplinas avançadas ficam para mais tarde. Durante os primeiros anos, a criança deve aprender a ler, a fazer cálculos simples e deve começar a descobrir disciplinas como geografia e história. Também é nessa fase que os pequenos desenvolvem habilidades sociais: como resolver conflitos com coleguinhas, por exemplo. A escola ideal é aquela que oferece base para que todos esses ensinamentos sejam passados e apreendidos pelo seu filho.

O que mais você considera importante analisar na hora de escolher a escola ideal? Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>