hora-do-soninho-caminha-de-soninho-10-dicas-para-soninho-caminha-empilhavel-brinquedo-pedagogico-balanco-infantil-piscina-de-bolinhas-escorregadores-2

10 dicas para organizar a hora do soninho em sua escola


De forma geral, quanto menor é a criança, mais horas de sono ela precisa. Além de contribuir para o relaxamento e para o aumento da disposição, nos primeiros anos de vida, dormir também é essencial para o desenvolvimento das atividades cognitivas. Por isso, bebês dormem cerca de 16 horas. Já crianças com dois anos dormem cerca de 11 horas durante a noite e duas durante o dia. Na medida em que as crianças crescem, as horas de sono tendem a diminuir.

É por isso que escolas de educação infantil precisam incluir uma hora do soninho nas atividades. Quanto menores elas são, maiores são os períodos de sono. Mas como o educador pode garantir que todas as crianças vão descansar durante este período? Como mantê-las relaxadas o suficiente para favorecer o sono? Contamos algumas dicas abaixo. Confira:

Conheça 10 dicas úteis para organizar a hora do descanso na escolinha

1 – Converse com os pais

É importante que as atividades desenvolvidas na escola estejam alinhadas com as de casa. Por isso, é sempre uma boa ideia conversar com os pais. Aproveite a conversa para saber mais sobre os hábitos de cada criança na hora de dormir. Registre os horários e as preferências de cada uma: estas são informações relevantes para garantir uma hora do soninho mais tranquila.

2 – Estabeleça um horário

É importante que a hora do soninho seja sempre realizada no mesmo horário. Assim, as crianças estabelecem uma rotina e há mais facilidade para que elas, de fato, durmam na escolinha. Depois do almoço, quando as crianças estão fazendo a digestão, é um bom momento para isso.

3 – Planeje atividades calmas

Independente do horário escolhido, é importante que as atividades que precedam o soninho sejam calmas e ajudem a deixar as crianças relaxadas. Crianças agitadas têm mais dificuldade para se concentrar nas historinhas, por exemplo, e demoram mais para tirar a soneca.

4 – Crie um espaço confortável para o sono

Um ambiente aconchegante é importante para estimular o sono das crianças e para garantir que elas acordem com as energias recarregadas. Posicione as caminhas em um espaço ventilado e use lençóis, travesseiros e ursinhos para deixar o ambiente mais atraente para os pequenos.

Também é interessante optar por caminhas empilháveis, que oferecem mais conforto para a hora do soninho do que os colchonetes. Estas caminhas podem ser guardadas de forma prática: são facilmente montadas e desmontadas. Um reforço interno evita que tenham contato uma com a outra quando empilhadas.

brinquedos-para-playground-casinhas-playground-espumado-cama-elastica-inflaveis-caminha-empilhavel-brinquedo-pedagogico-balanco-infantil-piscina-de-bolinhas-escorregadores-2

  5 – Escolha músicas relaxantes

  Uma música tranquila ajuda a criar o ambiente perfeito para que as crianças fiquem relaxadas e     mais propensas a dormir. Faça uma seleção de músicas que estimulem a tranquilidade e coloque     para tocar em volume baixo na hora do soninho.

  6 – Leia uma história

  Muitas crianças são acostumadas a dormir ouvindo os pais contando histórias desde cedo. A            atividade ajuda a promover o relaxamento nos pequenos. Além disso, o ato de contar uma história   fortalece o vínculo entre o educador e as crianças e estimula o gosto pela leitura nos pequenos.

7 – Use um tom de voz mais baixo e tranquilo

Mais um artifício importante para deixar as crianças tranquilas na hora do soninho é estimular o silêncio. Quando o educador fala, o tom deve ser baixo e tranquilo. Isso é essencial para que os pequenos se sintam seguros e calmos o suficiente para tirar a soneca.

8 – Respeite a vontade da criança

Se a criança não quiser dormir, não a obrigue. Nesses casos, o educador deve incentivar o pequeno para que ele aproveite o momento para descansar. Passe atividades como a leitura de um livro ou deixe que a criança desenhe enquanto os coleguinhas dormem.

9 – Prepare um cantinho de descanso

Também é interessante criar um espaço de descanso para as crianças que não querem ou conseguem dormir. Não deixe nenhum jogo ou  brinquedo que possam estimular a agitação neste cantinho. brinquedos-para-playground-casinhas-playground-espumado-cama-elastica-inflaveis-caminha-empilhavel-brinquedo-pedagogico-balanco-infantil-piscina-de-bolinhas-escorregadores-3Prepare o ambiente com algumas  almofadas confortáveis, livrinhos, jogos de montar, como um quebra-cabeça, e lápis para  desenho.

 10 – Diminua a luz, mas deixe as janelas abertas

 Deixe o ambiente ainda mais propício à hora do soninho diminuindo a intensidade da luz, se  possível. Mas deixe as janelas abertas para que o ar circule na sala – algo importante para garantir  o conforto e a saúde das crianças – e para que entre um pouco de luz natural. Um pouco de  iluminação é importante para que as crianças não confundam a hora de descanso da escolinha  com a hora de dormir em casa, durante a noite.

 

Conhece mais dicas importantes para organizar a hora do soninho na escola?  Compartilhe nos comentários!

2 comentários em “10 dicas para organizar a hora do soninho em sua escola

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>