5 atitudes dos pais que prejudicam a vida escolar dos filhos

5 atitudes dos pais que prejudicam a vida escolar dos filhos


A escola, sendo um ambiente de aprendizado – tanto de disciplinas curriculares quanto da vida em sociedade -, já apresenta várias inquietações comuns para as crianças. Começar com novos professores, aprender habilidades que podem ser desafiadoras e lidar com problemas comuns de relacionamento entre crianças são desafios que seu filho enfrenta todos os dias.

E você, é claro, não quer deixar as coisas mais complicadas. Porém, muitas vezes os pais acabam prejudicando os filhos quando acham que estão ajudando. O melhor caminho é tratar os desafios que seu filho enfrenta como naturais, pelos quais todos passam, e não tentar protegê-lo demais do resto do mundo. Mas isso pode ser difícil quando você vê seu filho com dificuldades. Por isso, vamos falar de cinco atitudes suas que podem estar prejudicando a vida escolar dele!

1 – Procurar a “melhor escola”

Claro que todos os pais querem a melhor escola para seus filhos, mas o conceito de “melhor escola” pode estar distorcido: uma escola com muitas atividades extracurriculares, com um currículo exigente e com vários alunos aprovados no vestibular, não é necessariamente a melhor escola. Pense que a melhor escola deve ser aquela em que seu filho se sente mais confortável, feliz e respeitado. Em um ambiente assim, ele com certeza vai se sentir mais estimulado a aprender.

2 – Não ter uma rotina

Muitos pais podem achar que ter uma rotina vai deixar a vida da criança muito pesada, mas isso não é verdade. Ter uma rotina vai ajudar seu filho a se sentir mais seguro, menos ansioso com o que a escola espera dele. Separe um horário específico do dia para que ele faça o dever de casa e o ajude sempre que puder. Acompanhe quais são as matérias que ele está estudando. Ser presente na vida escolar do seu filho deve fazer parte da sua rotina, também! E não esqueça que ele também deve ter hora para brincar e descansar.

3 – Chantagear e barganhar

Não use chantagens e barganhas para que seu filho vá bem na escola. Ele precisa entender que essa é uma etapa necessária e que isso vai influenciar em toda a vida dele. Evite que ele tire notas altas apenas para ganhar presente ou que se dê bem com os colegas só para poder ir ao parque no fim de semana. Converse com seu filho sobre a importância da educação e sobre como é bom fazer amigos.

4 – Cobrar demais

Nenhuma criança quer ser cobrada e pressionada o tempo todo. Não há mal nenhum em ensinar seu filho a sempre se esforçar e dar seu melhor. O problema é quando isso se torna uma pressão constante. O ambiente de aprendizagem deve ser um lugar confortável e feliz, não uma lembrança constante de que ele deve ser melhor do que todo mundo. Lembre-se de que você não está criando um gênio, um empresário de sucesso ou qualquer coisa assim: você está criando um ser humano.

5 – Falar da escola como algo negativo

Muitos pais tentam consolar os filhos quanto às dificuldades da escola, falando que “logo as aulas terminam” ou “um dia você vai se livrar disso”. Esse tipo de comentário vai desestimular a criança e ela não vai querer aproveitar tudo o que a escola oferece. Estudar não é uma oportunidade que todos têm, então você deve mostrar ao seu filho que ir à escola é algo positivo e que ele deve aproveitar.

Esses são alguns meios de deixar a experiência escolar mais agradável para o seu filho. Você conhece outros? Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>