comprar ábaco

Você sabe como brincar com o ábaco de madeira?


Fazer contas de cabeça ou na ponta do lápis já não faz parte da nossa realidade. Hoje temos vários recursos tecnológicos a nosso favor quando o assunto é matemática. Mas não foi sempre assim!

Quem já ouviu falar do ábaco, um instrumento usado por nossos antepassados para fazer cálculos matemáticos? Muitos pais talvez conheçam o ábaco de madeira como sendo apenas um brinquedo para o desenvolvimento do filho, mas vamos conhecer um pouco mais a respeito.

O ábaco é um instrumento muito antigo. Relatos históricos contam que ele existe desde 2400 a.C. e era construído em pedra. Mais tarde, os romanos também passaram a utilizá-lo.

Mesmo com tantos aparelhos que podem nos ajudar nos cálculos, o ábaco continua sendo usado. Existem provas, inclusive, de que os cálculos feitos no ábaco são mais rápidos que no computador.

O ábaco de madeira

O ábaco geralmente é feito em madeira. Trata-se de um objeto retangular, feito com bastões ou fios paralelos, colocados lado a lado no sentido vertical ou horizontal, representando as casas decimais. O primeiro pino da direita para esquerda é o da unidade e os demais correspondem a dezena, centena, milhar e assim sucessivamente. Cada um desses bastões ou fios possui 10 “bolinhas”.

Assim como uma calculadora, o ábaco pode ser usado para as operações matemáticas: adição, subtração, divisão, multiplicação e até raiz quadrada.

Como funciona o ábaco

Vamos dar um exemplo de um cálculo:

Para obter o número 2356 no ábaco, é necessário mover duas contas da linha de milhar, formando 2000, e depois três contas da linha da centena, para obter 2300. Para completar, seis contas da unidade, formando assim 2356.

O ábaco é bastante conhecido e difundido como brinquedo infantil e pode ser facilmente encontrado em lojas de brinquedos. No mundobrink, você encontra uma variedade de modelos coloridos para despertar a curiosidade das crianças e desenvolver a coordenação motora.

Como brincar com o ábaco de madeira

Dependendo da idade da criança, a utilização do ábaco na brincadeira terá aspectos diferentes. Para os bebês, será apenas um objeto com várias bolinhas coloridas que ele levará de um lado para o outro, estimulando a coordenação motora.

Já para os maiorzinhos, pode ser uma maneira de introduzir alguns princípios matemáticos a partir do momento que eles passam a saber como brincar.

Primeiro, você precisa saber de que lado segurar o ábaco: a parte com mais bolas é a que deve ficar mais próxima ao jogador. Os números devem ser orientados da direita para a esquerda.

Para fazer adições, deslize as “bolinhas” e acrescente as que tiverem sido removidas. Já para subtrações, retire as “bolinhas” que já tinha.

Para crianças, pode ser um pouco confuso no início. Mas com o acompanhamento de um passo a passo e começando pelas operações de adição e subtração, aos poucos elas passarão a ter conhecimento e logo estarão dominando a técnica.

Existem vários tipos de ábaco. Procure começar por um que seja mais simples, para que essa possa se tornar uma agradável experiência em aprender matemática.

Conheça o mundobrink e descubra um mundo de brinquedos educativos para seus filhos!

Um comentário em “Você sabe como brincar com o ábaco de madeira?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>