Como muito escutamos falar por aí, a obesidade infantil já é considerada o distúrbio nutricional mais comum na infância. Só aqui no Brasil, a obesidade infantil praticamente dobrou nos últimos dez anos. Ou seja, em média, cerca de 15% das crianças brasileiras hoje são obesas.
Infelizmente, essa é uma triste realidade. Por isso, é importante saber mais sobre ela.
Obesidade Infantil
Ainda existe uma discussão considerável sobre os motivos que estão produzindo a quantidade avassaladora de crianças obesas. Porém, a causa mais comum vai de encontro ao desequilíbrio entre o que a criança come e a energia que ela gasta.
Não é nenhuma novidade que a dieta brasileira tradicional (arroz, feijão, carne, saladas, legumes e frutas) vem sendo substituída por opções ricas em calorias, mas nem sempre com bom valor nutricional. E para piorar a situação, as porções dos lanches vêm aumentando assustadoramente.
As refeições hipercalóricas não são um problema das classes mais favorecidas: as estatísticas mostram que a obesidade infantil afeta todos os níveis sociais. Afinal de contas, é mais simples, barato e fácil comprar e consumir alimentos ricos em calorias (biscoitos, salgadinhos industrializados e doces) que alimentos mais saudáveis (como frutas, verduras, legumes, etc.).
Outras mudanças no estilo de vida trazido pela modernidade também estão no centro do problema. O sedentarismo aumentou. As crianças passam mais tempo na frente da TV e do videogame do que correndo na rua, jogando bola ou andando de bicicleta.
Uma curiosidade é que cerca de 10% das crianças que passam mais de uma hora na frente da TV são obesas. A TV preenche o tempo livre de boa parte das crianças e estimula o consumo de alimentos pouco nutritivos, porém ricos em calorias. Mais da metade dos comerciais veiculados durante programas infantis fazem propaganda de lanches, refrigerantes, sucos ou outros tipos de alimentos hipercalóricos.
Como as crianças de hoje têm o mesmo tamanho daquelas de outros tempos, o resultado do maior consumo de calorias e do aumento do sedentarismo só poderia resultar em uma coisa: obesidade.
As principais causas da obesidade infantil
Causas Nutricionais: de longe, o fator mais comumente envolvido.
Causas Psicológicas: crianças ansiosas terminam comendo mais.
Causas Ambientais: a falta de atividade física é a principal representante deste grupo.
Causas Hormonais: algumas doenças endócrinas (hipotireoidismo, síndrome de Cushing, deficiência de hormônio do crescimento, etc.) podem se manifestar com ganho de peso. Estas doenças respondem por cerca de 10% dos casos de obesidade infantil.
Causas Genéticas: crianças portadoras de síndrome de Down, síndrome de Turner e outros distúrbios genéticos realmente têm facilidade para engordar.
Causas Medicamentosas: alguns medicamentos, como os corticoides, podem provocar ganho de peso.
Quais as complicações da obesidade infantil?
A obesidade infantil pode afetar a saúde da criança de diversas formas. A depressão é frequente. Quando associada à baixa autoestima, ela pode dificultar o relacionamento social da criança e resultar em uma sensação de impotência frente ao problema. Estudos mostram que crianças obesas apresentam uma tendência maior para desenvolver problemas psiquiátricos quando comparadas a crianças não-obesas.
A obesidade infantil tende a se estender para a idade adulta: cerca de 40-70% das crianças que chegam à adolescência obesas se tornam obesas pelo resto da vida. Os problemas cardiovasculares e respiratórios se iniciam na infância e podem se agravar com os anos. A obesidade também pode diminuir o potencial de aprendizado da criança.
A quantidade de gordura corporal total e os depósitos localizados de gordura estão associados ao desenvolvimento de várias doenças degenerativas crônicas, tais como aterosclerose, doença coronariana, hipertensão e diabetes mellitus.
Pensando nesse cenário difícil da obesidade infantil, hoje já existem empresas que trabalham exclusivamente com esse público. Em Curitiba e Campo Grande encontramos a empresa Cross Kids, trata-se de um studio funcional onde são realizadas diversas atividades físicas em um ambiente extremamente lúdico e descontraído.
Um programa de aulas realmente inovador, que incentiva as crianças a descobrirem as coisas incríveis que elas podem conquistar através da prática dos exercícios físicos. Sem dúvidas, uma maneira a mais de melhorar a autoestima da criançada que está acima do peso!
Confira algumas imagens:
Se você também enfrenta problemas com a obesidade infantil ou tem outras dicas para nossos leitores, compartilhe com a gente sua opinião. Ela é muito importante para nós!