Crianças que têm acesso a brincadeiras que exploram os cinco sentidos, realizando atividades sensoriais, acabam por estimular a criatividade e a inteligência. Por isso, pais e educadores devem tentar oferecer brincadeiras que envolva tato e visão, por exemplo, ou audição e tato.
Para ajudar, fizemos uma lista que envolve pelo menos dois dos sentidos: tato, olfato, visão, audição e gustação, além de movimentos e posições do corpo.
Dicas de brincadeiras para bebês e crianças
1 – Cestos e formas, cores e texturas
Uma forma muito fácil de apresentar para os bebês diferentes texturas, cores e formatos é fazer um cesto. Em um caixa, coloque objetos diferentes com cores forte e texturas variadas. Você pode colocar um resto de novelo de lã, forminhas de empada, uma forma de silicone, um pedaço de tecido, um pote de plástico e outros materiais que sejam leves e não causem ferimentos. Coloque tudo na caixa e apresente para a criança. Deixe que ela pegue, mexa e descubra o que tem dentro.
2 – Quadro sensorial
Crianças maiores podem até fazer esse quadro. É possível criá-lo em um pedaço de madeira ou uma cartolina. Basta colar pedaços de corda, lã, pano, tampinhas e outros materiais de diferentes texturas. Depois de seco, deixe a criança ver e tocar.
3 – Chocalhos de garrafas
Em garrafas pet – pode ser das pequenas -, coloque diferentes tipos de grãos e use como chocalhos. Além da parte visual, a criança vai notar os diferentes sons que ela emite.
4 – Luvas surpresas
Além do visual, as luvas vão estimular também a visão. Em luvas de látex, que são vendidas em farmácias e usadas para procedimentos médicos, coloque pedrinhas, grãos, terra e outros objetos até encher. Cada um vai deixando um uma textura diferente. Vale também isopor e espuma. Depois disso, pinte carinhas nas luvas, amasse a parte aberta e dê para as crianças brincarem.
5 – Brincando no quintal
Deixar a criança brincar com terras, flores e sementes é uma forma de permitir que ela descubra texturas, formatos e cores.
6 – Quadro da natureza
Aproveite a brincadeira anterior e estimule-as a pegarem diferentes objetos. Folhas, pedras e areia podem ser usados para fazer um quadro em um pedaço de papelão, por exemplo. É só colar e usar a criatividade.
7 – Massinha de modelar
Um brinquedo antigo, que permite estimular a visão e o tato. Brincar de massinha acaba se tornando uma grande diversão para os pequenos.
8 – Caixa com fitas
Ótimo para bebês. Amarre, em uma lateral de uma caixa de papelão, fitas de diferentes cores e espessuras e deixe penduradas. Entregue para o bebê pegar e sentir. Aproveite para ensinar as cores.
9 – Caminho de texturas
Seja para engatinhar ou caminhar descalço, é possível fazer um caminho de texturas diferentes para que as crianças pisem. Uma caixa com areia, uma cartolina com folhas secas e um espaço com gramas se tornam um caminho diferente, que pode ser sentido com os pés.
10 – Brinquedos
Há também muitos brinquedos que estimulam tato, olfato, audição e visão. Dados com som e texturas, além de cores, são ótimos brinquedos para bebês.
Quer conhecer outros brinquedos? Então clique aqui. Temos vários disponíveis!
Estou gostando muito das sugestões de atividades. Me ajuda bastante nas minhas aulas.
Achei muito bom,nós ajuda muito a trabalhar com os bebês
Amei as dicas, parabéns.