Todos sabem que um bom livro pode mudar uma vida – ensinando novas habilidades, novos pontos de vista e novas histórias para contar. Por isso, é essencial que os professores leiam muito. Eles devem se manter atualizados e dar o exemplo aos alunos que, vendo o professor ler, vão querer ler também!
Se você é um professor de Educação Infantil, essa lista é para você: são dez livros essenciais para o educador infantil se aprimorar e compreender melhor seus alunos!
1 – Baby-Art: os primeiros passos com arte, de Anna Marie Holm
Esse livro fala de como o contato com vários tipos de arte ajuda no desenvolvimento das crianças desde a mais tenra idade. Ele ainda dá dicas de atividades e brincadeiras que vão além de desenhar para estimular o artista que existe em cada criança.
2 – As cem linguagens das crianças: a experiência de Reggio Emilia, de Carolyn Edwards, Lella Gandini e George Forman
Para ser um bom professor, não basta ter domínio de um conteúdo: você precisa escutar e compreender seus alunos. Nesse livro, o autor mostra propostas de ensino que envolvem projetos criados pelas próprias crianças. Deixe os pequenos serem protagonistas de seu próprio aprendizado!
3 – O Dia a Dia das Creches e Pré-Escolas – Crônicas brasileiras, de Ana Maria Mello (org.)
Esse livro traz muitas histórias, propostas e projetos que foram aplicados em creches e pré-escolas brasileiras contados pelos próprios professores. Você vai aprender novas técnicas e ter novas ideias inspiradas nessas histórias de sucesso. É uma leitura leve e instrutiva.
4 – Professora Sim, Tia Não – Cartas a Quem Ousa Ensinar, de Paulo Freire
O autor é um clássico na estante de qualquer professor. E não é por menos: seus métodos revolucionaram a pedagogia. Nesse livro, ele trata da autoridade e profissionalismo dos professores de Educação Infantil, muitas vezes tomados como “tios” pelos alunos e pais de alunos.
5 – Afinal, O Que Os Bebês Fazem no Berçário? – Comunicação, autonomia saber-fazer de bebês em um contexto de vida coletiva, de Paulo Fochi
Nesse livro, Paulo Fochi exibe várias pesquisas e estudos que mostram como as ações de um bebê são resultados dos estímulos que ele recebe do mundo. Você vai entender melhor como funciona o cérebro da criança e vai poder aplicar seus conhecimentos em sala de aula.
6 – Alfabetização em Processo, de Emilia Ferreiro
Esse é um livro clássico sobre o processo de alfabetização com crianças, explicando como a alfabetização ocorre no cérebro, como estimular a criança de vários modos e como o processo da alfabetização vai abrir as portas para inúmeros outros conhecimentos.
7 – Desenvolvimento e Aprendizagem, de Alysson Carvalho
Tratando da construção social e cultural da infância, esse livro traz a perspectiva da criança, que através das suas ações como brincadeiras, imitações, repetições e interações sociais, constrói seu mundo em cima de produções simbólicas.
8 – O Sol e as Rãs – Vinte Fábulas de Esopo
As fábulas de Esopo são textos clássicos que todos conhecemos, porque faz parte da vida de crianças no mundo todo. É essencial que o professor as conheça para contar aos alunos e para aprender, assim como as crianças, as valiosas lições que elas passam.
9 – Gramática da Fantasia, de Gianni Rodari
Uma revolução no estudo da literatura infantil, Rodari traz nesse livro uma reflexão sobre o poder da fantasia, da imaginação e da criatividade na infância, e como as crianças podem aprender melhor se esses atributos forem bem utilizados. Além disso, ele traz sugestões de atividades que dão certo!
10 – Eu Sou Malala, de Malala Yousafzai
A autobiografia de Malala, a menina que foi atingida na cabeça por um tiro do Talibã porque queria ter a oportunidade de estudar, é uma leitura excelente para os educadores. Para lembrar que a vontade de aprender está em todos os lugares e é nosso dever lembrar a importância da educação para todos, em todos os lugares do mundo.
Você tem algum outro livro para recomendar? Deixe o seu comentário!