A melhor hora de aprender um novo idioma é a qualquer hora, mas é fato que crianças têm mais facilidade em adquirir uma nova língua. Por isso, os pais devem incentivar os filhos a aprender. Muitos pais já sabem um segundo idioma e podem ajudar seus filhos mais ativamente no aprendizado. Mas aqueles que não sabem podem ajudar tanto quanto – e ainda por cima, podem aprender junto!
Seja para ajudar na escola ou ensinar a língua dos seus avós ao seu filho, não importa: essas dicas valem para o aprendizado de qualquer segundo idioma.
1 – Faça com que ele se envolva com a nova língua
O melhor jeito de aprender um segundo idioma é a imersão. É claro que a imersão completa não é possível se seu filho não estiver em um país que tenha a língua como nativa, mas é possível ter um pouco dessa imersão assistindo filmes, lendo livros, escutando músicas ou brincando com jogos no segundo idioma. Que tal colocar aquele DVD que seu filho adora no novo idioma? Ou comprar um jogo de tabuleiro nessa segunda língua? É só uma questão de envolvimento e prática!
2 – Deixe que ele a ensine para você
Todos nós aprendemos um pouco mais quando ensinamos. Então, aproveite essa oportunidade e deixe que seu filho ensine o segundo idioma para você! Peça que ele ensine uma palavra nova por dia, por exemplo. Você pode ir tentando dizer a palavra – e até errando propositalmente – para que ele tenha que repetir depois. Assim, ele fixa mais rápido! E não se esqueça de pedir para ele contar o que aprendeu na escola naquele dia.
3 – Ensine-o sobre outros países
Seu filho vai ficar mais entusiasmado em aprender uma nova língua se souber para que isso vai servir no futuro. Por isso, ensine-o tudo o que puder sobre outros países! Mostre onde ficam no mapa, procure imagens e vídeos que mostrem a cultura, procure uma receita típica na internet e cozinhe com ele. Se ele souber mais sobre a população, os costumes e os sabores, vai se interessar mais em aprender a nova língua.
4 – Encoraje-o a tentar falar
Nenhum aprendiz vai falar perfeitamente, mas isso não significa que ele não deve tentar! Estimule seu filho a falar no segundo idioma, mesmo que erre. Essa prática é muito importante para que ele se sinta cada vez mais a vontade com o aprendizado. Isso vai ajudá-lo também em sala de aula, deixando-o mais participativo.
5 – Leve-o a lugares temáticos
Que tal fazer um passeio temático pela cultura do outro país sem sair do Brasil? Leve seu filho a eventos culturais, concertos musicais, museus e restaurantes que tenham a ver com os países que falam os segundo idioma que ele está aprendendo. Isso vai mostrá-lo o quanto ele já sabe e o quanto tem a aprender. Vídeos e imagens podem ser muito distantes para ele, mas uma experiência local vai mostrar o quanto estamos próximos uns dos outros!
A dica mais importante, no entanto, é que você não deixe seu filho esquecer que aprender uma nova língua é um processo lento, que deve ser alimentado aos poucos, todos os dias. Não pense que seu pequeno, mesmo que muito inteligente, vai aprender da noite para o dia! Tenha paciência, para que ele também tenha paciência e não perca a vontade de aprender.