O hábito da leitura estimula nas crianças criatividade, comunicação, imaginação e capacidade de interpretação. Por trazer tantos benefícios, é muito importante que os pais incentivem essa prática, criando esse hábito na vida da criança.
A compreensão do mundo, tanto para a vida pessoal quanto para a profissional, começa através da leitura. Mas incorporar o hábito de ler na rotina das crianças pode ser difícil. Isso acontece devido à quantidade de estímulos, como televisão, computador, vídeo games e outras brincadeiras mais agitadas, que podem chamar mais atenção do que os livros.
Quando isso acontece, é comum que os pais e educadores se sintam frustrados ao não ver na criança o interesse pela leitura. Mas muita calma, afinal, cada criança é de um jeito, tem uma personalidade e pode descobrir os prazeres da leitura em tempos diferentes. Veja algumas dicas que podem ajudar a estimular a leitura em crianças:
5 dicas para criar o hábito de leitura nas crianças
1 – Deixe os livros disponíveis
Sem forçar ou impor, deixe os livros com fácil acesso dentro de casa, onde a criança consiga pegar sozinha. Deixe livros e revistas sobre a mesa da sala, no criado mudo e também junto dos brinquedos da criança. Essa é uma maneira de incorporar os livros ao universo dos pequenos.
2 – Sirva de exemplo
Filhos tendem a copiar seus pais, tanto nas boas ações quanto nos maus costumes. Use isso a seu favor e estimule o hábito de leitura tornando-se um exemplo. Procure você mesmo ler mais e faça isso na frente de seus filhos. Aproveite para comentar como gosta dos momentos de leitura e como isso é bom para você.
Outra boa ideia é estipular momentos de leitura individual. Por exemplo, aos sábados de manhã, já deixar estabelecido que toda a família vai para a sala junta, cada um com seu livro. Seu filho vai se sentir incluído nos programas e na rotina da família através da leitura.
3 – Filtre por assuntos
Se a criança não está demonstrando muito interesse pelo mundo da leitura, que tal instigá-la com livros, revistas ou quadrinhos que falem de um assunto que ela goste muito? Por exemplo, se ela gosta de animais, procure publicações com essa temática. É mais fácil dela se sentir atraída por algo que ela já sabe que gosta.
4 – Faça companhia
O momento da leitura pode ser também uma ocasião de entrosamento entre pais e filhos ou educador e alunos. Esteja junto da criança no momento da leitura! Escolham juntos qual vai ser o livro, sentem próximos e leia para ela cada página, promovendo interação e participação dela com a história.
Uma boa dica é, depois, inverter os papéis. Quando terminar a leitura, peça para a criança assumir a posição de contadora de histórias. É uma ótima forma de estimular memória, imaginação e criatividade.
5 – Transforme a leitura em brincadeira
E se a hora da leitura se transformasse também em uma peça de teatro? A proposta é a seguinte: a criança lê o livrinho e depois, sozinha, com amigos ou familiares, cria uma peça com base na historinha. Para isso, convide amigos ou priminhos para participar da brincadeira.
Outra brincadeira é a da adivinhação. Antes de virar cada página, instigue a criança a adivinhar o que acontecerá na página seguinte. Essa brincadeira também pode ser feita em grupo, com cada um dando um palpite. A diversão é garantida!
Gostou das ideias? Se você tem outra dica, deixe para a gente aqui nos comentários!