A maneira como os pais escolhem criar os seus filhos têm grande influência sobre os adultos que eles irão se tornar. Mas será que estabelecer horários para comer, dormir e brincar traz reflexos positivos ou negativos? Vamos adiantar falando que criar uma rotina é importante sim, desde que exista equilíbrio e flexibilidade.
É preciso mostrar às crianças a importância de organizar o dia a dia, mas também é necessário deixar que elas aproveitem a infância. Parece um desafio? Nem tanto. Veja como a tarefa pode ser mais simples do que parece:
A importância da rotina e da disciplina na criação dos filhos
Organizar o cotidiano da criança traz dois benefícios principais: ajuda a prepará-la para a vida adulta e contribui para o fortalecimento da segurança emocional. Quando adultos, precisamos organizar nossos compromissos da semana, acordar cedo e estar no trabalho todos os dias no mesmo horário, certo? Disciplina é algo fundamental para que estas sejam tarefas mais fáceis – por isso, é importante desenvolvê-la desde cedo.
Já a segurança emocional vem do fato de que todos os dias as coisas acontecem em uma mesma ordem na vida do pequeno. Primeiro ele acorda, depois toma banho e toma café da manhã, por exemplo. Esta organização faz com que os filhos fiquem menos ansiosos, visto que já sabem o que vai acontecer em seguida.
Quem estabelece a rotina são os pais
Mas é importante estar atento: são os pais que definem a rotina e não os filhos. É importante que eles reconheçam e respeitem a autoridade do pai e da mãe e que não sejam acostumados a terem suas vontades sempre atendidas. Este pode ser um processo longo, que exige paciência dos adultos. É normal precisar repetir algumas vezes o comando até que a criança obedeça – isso faz parte da educação infantil.
A criança deve saber que a hora de brincar vem depois que as tarefas escolares estão prontas, por exemplo. Isso ajuda no desenvolvimento do senso de responsabilidade e no estabelecimento de prioridades, duas características essenciais na vida adulta.
Seja flexível
Mas a rotina precisa ser seguida à risca? A criança deve dormir todos os dias em um mesmo horário, independente do contexto familiar? Não, é preciso deixar espaço para a flexibilidade. Nos primeiros anos de vida, os pequenos não têm noção sobre o tempo cronológico. Por isso, não faz muita diferença se um dia eles vão dormir às 8 e no outro às 9h. Nesse caso, é mais importante estabelecer uma regra geral: a criança dorme cedo nos dias de semana, por exemplo.
Determine uma ordem e tente segui-la na maior parte dos dias. Assim, seus filhos se acostumam com a organização estabelecida. Nos finais de semana, a rotina pode ser afrouxada – afinal, as crianças também precisam aproveitar a infância. Se houver uma festa no meio da semana – uma ceia de Natal em família, por exemplo -, tudo bem a criança dormir mais tarde. Assim, você também ensina aos seus filhos, desde cedo, que o equilíbrio é algo importante para uma vida saudável.
Rotina e disciplina já fazem parte do dia a dia dos seus filhos? O que você pensa sobre o assunto? Compartilhe as suas ideias nos comentários.